TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neutralização De Soluções

Dissertações: Neutralização De Soluções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Entalpia de neutralização

Uma reação de neutralização ocorre quando um ácido reage com uma base formando água e sal. O ácido fornece os íons H+ e a base fornece os íons OH- para a formação da água (H2O):

1 H+(aq) + 1 OH-(aq) → H2O(ℓ)

Esse tipo de reação é denominada de “neutralização” porque o pH do meio é neutralizado; o pH da água é 7,0 (neutro).

Para que essas reações ocorram é necessário que se libere certa quantidade de calor, pois apenas uma parte da energia dos íons é usada para formar as ligações que resultam nas moléculas de água, enquanto que o restante da energia é liberado para o meio. Essa energia liberada é denominada Entalpia de neutralização.

Visto que libera calor, corresponde a reações exotérmicas, em que a entalpia (energia global do sistema) sempre será negativa, menor que zero.

No caso da reação entre ácidos fortes e bases fortes o valor da entalpia de neutralização sempre será igual a – 13,8 kcal/mol ou – 57,7 kJ/mol. Isso acontece porque as bases e os ácidos fortes ficam dissociados completamente em solução e, com isso, a única reação responsável pela manifestação do calor será a da formação da água.

No caso de reações de neutralização que envolvam ácidos ou bases fracas, o valor da entalpia de neutralização será menor que – 57,7 kJ/mol.

pH (Potencial hidrogênio)

O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas podemos medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores (é uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH).

pH 0 a 7 - soluções ácidas

pH = 7 - soluções neutras

pH acima de 7 - soluções básicas ou alcalinas.

Metodologia

Soluções: ácidos e bases

 Pipetar 9 ml de H₂O para os tubos de ensaio (8 tubos)

 Pipetar, na bancada, 1ml dos respectivos reagentes:

HCl;

H₂SO₄;

NaOH (hidróxido de sódio);

NH₄OH (hidróxido de amônia).

 Adicionar 4 gotas dos neutralizadores fenolftaleína e alaranjado de metila em cada grupo de tubos (1 neutralizador para cada grupo de 4 tubos de ensaio).

 Verificar o pH das soluções com papel indicador de pH (potencial hidrogênio).

Material

- Tubos de ensaio;

- Estantes;

- Pipeta;

- Conta gotas;

- Papel indicador de Ph;

- Reagente, 1ml de cada: HCl, H₂SO₄, NaOH, NH₄OH;

- Neutralizadores, 4 gotas de cada: Alaranjado e fenolftaleína.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com