TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Tècnicas

Trabalho Universitário: Normas Tècnicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTA 2

A tese de doutorado de Muller (2012) versa sobre a preservação do conhecimento tradicional gastronômico. Leia o resumo destacado abaixo e assinale a alternativa correta:

O conhecimento tradicional gastronômico compreende os saberes e fazeres transmitidos de pais para filhos que se encontram ameaçados frente ao fenômeno da globalização. Apresenta por objetivo propor um método para a identificação e sistematização dos saberes e fazeres tradicionais, por meio de inventários gastronômicos. Analisa as ações dos órgãos públicos nacionais e internacionais, no que diz respeito à preservação do conhecimento tradicional oriundo das práticas gastronômicas. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza aplicada, para a qual foi adotada uma abordagem qualitativa. Realizada na comunidade tradicional de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis, identificou a produção tradicional conhecida como “cacuanga”. Conclui que essas produções estão em processo de extinção e que existe a necessidade da realização de inventários da gastronomia tradicional como alternativa para a sua preservação e desenvolvimento.

Referência

MÜLLER, Silvana Graudenz. Patrimônio Cultural Gastronômico: Identificação, Sistematização e Disseminação dos Saberes e Fazeres Tradicionais. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

O título da tese de Muller é mais amplo do que a pesquisa realizada, dado que no resumo do estudo não consta nenhuma referência ao patrimônio cultural.

A pesquisa possui abordagem qualitativa e a ética do pesquisador é essencial nesse tipo de abordagem.

Trata-se de uma pesquisa científica, que utiliza metodologia rigorosa na sua elaboração.

O quadro teórico, também denominado fundamentação teórica ou revisão da literatura, é fundamental nessa modalidade de abordagem.

Trata-se de um estudo descritivo cuja abordagem é quantitativa.

a.

a) As alternativas I e V estão corretas.

b.

As alternativas I e IV estão corretas.

c.

As alternativas I, II, III e IV estão corretas.

d.

As alternativas II, III, IV e V estão corretas.

e.

a) Todas as alternativas estão corretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com