TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas para o desenvolvimento de um relatório científico

Seminário: Normas para o desenvolvimento de um relatório científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Normas para Elaboração de um Relatório Científico

A realização de atividades experimentais inclui sempre a necessidade de elaborar respetivo relatório. O conhecimento do modo de elaborar um relatório laboratorial permite organizar os resultados experimentais de um modo científico. Um relatório científico deve ser objetivo e as ideias devem ser expostas com simplicidade e clareza, devendo ainda constar os seguintes parâmetros:

1. Identificação

A identificação deve conter a designação do estabelecimento de ensino onde decorreu a atividade, bem como do autor do trabalho (nome – primeiro e último, número , ano e turma), data de realização, disciplina em que ocorreu e o nome do professor.

2. Título:

O título normalmente vem especificado na capa do relatório e é o que consta do protocolo da atividade experimental. Deverá ser curto e informativo ou poderá ser apresentado na forma de uma pergunta ou problema.

3. Introdução:

Deve fazer-se um breve resumo do suporte teórico (conjunto de conceitos) subjacente à realização da atividade experimental em causa. No final da introdução é importante enunciar os objetivos do trabalho prático realizado.

4. Material:

Devem enumerar-se todos os materiais utilizados da elaboração do trabalho prático.

5. Procedimento experimental:

Do procedimento constam os diferentes passos seguidos na atividade experimental, pela ordem em que foram realizados. É importante que quem lê o relatório possa realizar sem dificuldade a mesma atividade prática.

6. Resultados:

Os resultados são normalmente apresentados sob a forma de esquemas, gráficos e tabelas, sempre que possível. Cada tabela, gráfico ou figura (que podem aparecer em qualquer parte do relatório) devem ser numerados e legendados de modo mais ou menos completo. Uma legenda completa consta de um título destacado e de uma descrição muito breve. Neste ponto não devem ser comentados ou interpretados os resultados, mas apenas registados. A sua apresentação deve ser cuidada, clara e objetiva.

7.Discussão de resultados:

Estes parâmetros consistem, no fundo, na interpretação dos resultados experimentais obtidos à luz dos conceitos enunciados na introdução. Podem incluir-se, quando oportuno, comentários sobre possíveis erros técnicos realizados na execução das experiências e sugestões sobre o modo de os eliminar.

8. Conclusão:

Da interpretação dos resultados resultam conclusões que devem ser anotadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com