TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A construção da barragem de Tres-Marias, com o objetivo de regulamentar regularmente o curso do rio São Francisco durante as inundações periódicas e melhorar a navegação, o potencial hidrelétrico e o desenvolvimento da indústria e irrigação

Artigo: A construção da barragem de Tres-Marias, com o objetivo de regulamentar regularmente o curso do rio São Francisco durante as inundações periódicas e melhorar a navegação, o potencial hidrelétrico e o desenvolvimento da indústria e irrigação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

Mas antes da emancipação, em maio de 1957, o então presidente, Juscelino Kubitschek, iniciou o trabalho de construção da Barragem de Três Marias, objetivando a regularização do curso das águas do Rio São Francisco nas cheias periódicas e melhorar a navegabilidade, a utilização do potencial hidrelétrico e o fomento da indústria e irrigação. O projeto era empreendedor e significou a construção de uma das maiores barragens de terra do mundo. A conclusão da obra se deu em janeiro de 1961. Para as obras da barragem, povos de vários estados brasileiros, principalmente do norte e nordeste, aportaram em Três Marias e muitos fizeram morada. Acampamentos antigos de engenheiros e peões de obras hoje são bairros que trazem ainda resquícios da época.

Grande lago

Formado a partir da construção da Barragem, interrompendo o curso do Rio São Francisco, sua construção iniciou-se em 1956 e foi inaugurada em 1961, no governo do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira Concebida para fomentar a agricultura irrigável, melhorar a navegabilidade Do Rio São Francisco e regularizar a vazão, se valeram também do seu potencial Hidrelétrico.

Construída pela Cemig, a usina gera 387 mega wts de energia através De 6 turbinas. Possui 2700m de extensão com uma base de 600m e 75 de altura. O lago pode armazenar 21 bilhões de metros cúbicos de água e tem 1040km² De superfície. Suas águas são límpidas e de um azul incomparável, banham suavemente Cerrado e veredas dos sertões do Rosa.

Ótimo para a prática de esportes náuticos e para os Amantes da pesca esportiva, tendo o tucunaré (espécie exótica, introduzida no lago) como Principal atrativo e ainda belo piaus, Curimatás , trairas, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com