TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Composto Do Produto

Trabalho Escolar: O Composto Do Produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  1.643 Visualizações

Página 1 de 2

As decisões de estratégia de produtos integram o chamado composto de produtos, entendido como o conjunto de decisões estratégicas de marketing referentes às linhas de produtos da empresa. Segundo Kotler, as decisões de composto de produtos têm quatro dimensões: amplitude, extensão, profundidade e consistência.

- Amplitude refere-se ao número de linhas de produtos da empresa. Por exemplo, em 1999, a Parmalat comercializava no Brasil seis linhas de produtos: leite, massas, biscoitos, cereais, derivados de tomate e margarinas.

- Extensão refere-se ao número de itens de produto em cada linha. Por exemplo, em 1999, a linha de leites da Parmalat possuía sete itens de produto: leite Parmalat integral, semidesnatado, desnatado, fortificado, light, com lactose reduzida e com vitaminas.

- Profundidade refere-se ao número de versões de produtos. Por exemplo, um biscoito, com três tamanhos de embalagem (50 gramas, 100 gramas e 200 gramas) e cinco sabores (baunilha, morango, chocolate, laranja e canela), terá profundidade 15.

- Consistência do composto de produtos refere-se ao nível de semelhança entre as linhas e os produtos quanto à matéria-prima, ao processo de produção, aos canais de distribuição, ao padrão de qualidade e à imagem de marca.

Nesse sentido, o gerente de marketing deve levar em consideração todas as variáveis acima relacionadas para estabelecer a melhor estratégia de marketing. Ao planejar a criação de uma nova linha de produtos ou serviços, torna-se necessário solicitar pesquisas e projeções orçamentárias envolvendo todas as áreas operacionais da empresa. É extremamente importante saber o valor do investimento necessário para lançar uma nova linha de produtos ou serviços, antes de decidir pela nova linha. Além disso, o gerente de marketing não atua apenas em criar promoções e idéias para propagandas de divulgação, mas também deve participar de todos os processos decisórios como: criação do produto; programação da produção; planejamento de aquisição de matérias primas; logística; distribuição; recursos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com