TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profisional

Por:   •  17/11/2021  •  Artigo  •  4.661 Palavras (19 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 19

   [pic 1]           

UNIVERSIDADE  ANHANGUERA      

CEAD- FORTALEZA

CURSO:  SERVIÇO SOCIAL

SÉRIE: 6° e  7°

DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, MOVIMENTOS SOCIAIS, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL, PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO, POLÍTICAS ESPECIAIS.

                                DESAFIO  PROFISSIONAL

ODETE PONTES DE LIMA   RA: 3318420335

YANE GUEDES CARACAS  RA: 3701662182

TUTOR  A DISTÂNCIA: MARILENA JORDÃO                                                   

 

                                                       FORTALEZA

                                                         Junho- 2019                                                                                        

                               ODETE PONTES DE LIMA   RA: 3318420335

                               YANE GUEDES CARACAS    RA: 3701662182

                                             

          A QUESTÃO RACIAL COMO EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL E O COMBATE AO RACISMO NO COTIDIANO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.

                                                                                                                         

                                               

                                         

                                                           FORTALEZA    

                                                                   2019

INTRODUÇÃO

              O presente trabalho tem por objetivo formular uma proposta de implantação da política social de assistência social no município de Itanema, a partir da realização de um diagnóstico da realidade e participação da sociedade civil. Este trabalho pressupõe o direito exposto na Constituição Federal brasileira que parte do princípio que; todo cidadão tem direito à assistência social, a previdência e a saúde, a construção desse projeto vem institui na comunidade seus direitos já legalmente  instituídos.  

              A realização deste projeto social está  embasado nos aspectos técnicos, éticos e metodológicos, focando na perspectiva de um planejamento participativo social, com o envolvimento da população numa análise histórica  transformadora vivenciada por cada indivíduo.   Segundo Baptista (2010) a dimensão desse planejamento está inscrito nas relações de poder num contínuo processo de tomada de decisões  caracterizando uma função política onde o centro de interesse se faz a partir do reconhecimento da necessidades.

                 Para Baptista (2010)  deve haver uma constante construção e reconstrução deste processo dando a possibilidade de abertura para novos espaços para enfrentamento da questão a ser trabalhada.  A realidade da comunidade de Itanema é  comum a inúmeros outros municípios brasileiros, com suas características sociais e urbanas peculiares e, inúmeras questões sociais.

              Para agir diante deste cenário  faz se necessário exercer mais que uma mera ação politica mas,  o envolvimento do povo para a construção desse processo.  Para isso o profissional de Serviço Social  entra como um agente detentor do olhar acima da realidade posta, com o conhecimento profundo da realidade a se trabalhada, para isso, ele se utiliza de inúmeros instrumentos como relatórios, documentos e informações que  irão alimentar a base de dados do processo de criação e implantação do SUAS- Sistema único de assistência social no município de Itanema.  

DESENVOLVIMENTO

           A cidade de Itanema é um pequeno município com uma população  de aproximadamente 20 mil habitantes com características sociais similares a muitos outros municípios brasileiros. Tal projeto parte do princípio de que a pobreza é um fenômeno multidimensional, ou seja, não se restringe apenas a insuficiência na renda, mas  falta de segurança,  alimentação, moradia, acesso a água potável, desemprego, baixa escolaridade, abandono, luz elétrica, saneamento básico e as políticas públicas de saúde e educação precários.

                  Situa-se num contexto de cidade com características mistas com aspectos  rurais e urbanos, pode-se identificar com isso, condições de vulnerabilidade especificas que vai desde as doenças psíquicas, como usos de drogas, depressão típicas de cidades grandes  até as ocasionadas pelas dificuldades do trabalhador rural em sua lida com terra levando a migração  da zona rural para a urbana  (FONSECA et al, 2013).  

            O município de Itanema possui inúmeras questões sociais e a maioria da sua população vivendo abaixo da linha da pobreza, contudo,  a maioria das famílias não tem acesso         ou, até mesmo,  desconhece  a existência dos benefícios sociais como; Bolsa família, auxilio moradia,  Benefício de Prestação Continuada, dentre outros.

              A maioria da população não tem noção desses direitos e para complicar, inexiste um real interesse dos gestores locais para a implementação dessa Política de Seguridade Social  deixando a população à mercê do assistencialismo e das benemerências. Diante deste cenário o município foi obrigado a  convocar sua equipe para elaboração de um projeto para a implantação desta política no município de Itanema.

              Os Assistentes Sociais  propuseram  um  plano de enfrentamento das questão sociais  embasados nos estudos  científico e nas teorias de (Gandis), utilizando-se dos conceitos e dos tipos de planejamento existentes como; o operacional e o político, tendo como foco o enfrentamento da realidade existente, a discussão  das demandas  e das necessidades surgidas em uma  ordem hierárquica de importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com