TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem

Seminário: O Homem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Por que dizemos que a produção do conhecimento segue caminhos particulares, exigindo o rigor da pesquisa científica da reflexão, da sistematização do conhecimento? Comente.

Porque os materiais de pesquisa existentes disponibilizam informações que iram depender somente do esforço da investigação de cada individuo a seleção destas informações, observando os diferentes aspectos e os dados analisados criticamente e profundamente na busca do entendimento da realidade, aperfeiçoando e ampliando o conhecimento pela formação e informação, determinando o método e o objeto de investigação a serem seguidos, estes critérios deveram garantir o resultado da comunicação que deve ser clara, precisa e seguir as normas técnicas.

Conforme estudos em aula desenvolva uma reflexão sobre a frase: Ao analisarmos teoria e fatos, deixamos de lado uma etapa intermediária, constituída pelas leis. O que isto quer dizer? Explique.

Isso quer dizer que as teorias surgem da necessidade que se tem de explicar os fenômenos (fatos) de forma mais ampla e abrangente, possibilitando a explicação, previsão de existência, definições de novos aspectos ou comportamento de outros fatos, construindo novos conceitos não sendo apenas uma mera descrição da realidade, mas sim uma abstração, procurando corrigir, aperfeiçoar, estruturar as leis que possuem um universo limitado que mantém sempre as mesmas propriedades, regularidades e uniformidades de uma determinada classe de fenômenos.

Conforme a frase: O pensamento ultrapassa o conhecimento intelectual, mas é pelas operações do pensamento, concepção, juízo e raciocínio que se caracteriza melhor a atividade cognitiva do espírito. Descreva: o que vem a ser Conhecimento intelectual? Qual a sua objetividade? Para que serve?

É uma informação ou noção adquirida exclusiva do ser humano um raciocínio entre a experiência e a razão que ao juntarmos os dois podemos conceituar um objeto, ou seja, é o que se pode conhecer, uma lógica, um pensamento mais elaborado e desenvolvido do que uma mera navegação entre um conjunto de substancias circunstancia e condições.

A objetividade do conhecimento intelectual é possibilitar através do raciocínio do homem poder articular, analisar, compara definir conceitos sobre determinados assuntos, levando em consideração este conjunto de características, há um esforço cognitivo, pois seus enunciados e hipóteses representam a coerência da realidade.

Serve para clarificar, definir conceitos, obter conclusões seguras, por a disposição do homem soluções protegidas de riscos e eficácias do pensamento de forma argumentativa e demonstrando coerência na comunicação dos raciocínios através de um conjunto de técnicas e métodos lógicos.

Por que dizemos que a leitura crítica ou reflexiva pressupõe um esforço deliberado e consciente de percepção dos significados, através da análise, comparação, diferenciação, síntese e julgamento do que se está lendo, com objetivo de avaliar a importância do assunto para o conjunto do trabalho. Discorra.

A leitura crítica ou reflexiva nos permite confrontar a mensagem que nos é passada com as nossas próprias ideias e valores, nos permitindo refletir sobre o assunto, diferenciando as ideias entre si e definindo sua importância nos dando o poder de compreender exatamente o significado do texto. Desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com