TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Madrich Perante A Kvutza

Trabalho Universitário: O Madrich Perante A Kvutza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

O MADRICH PERANTE KVUTZÁ

 Diga sempre NÓS (todos). Nunca diga eu ou vocês. Envolva a kvutzá e não se exclua ao falar. Dirija-se ao grupo todo, mesmo referindo-se a apenas um.

 Ao afirmar, explique o porquê de seu pensamento. Sem explicação, sua afirmação é mera intuição.

 Não menospreze as afirmações que lhe parecem insignificantes, principalmente se emitidas por pessoas tímidas. “Quem entrou no time tem o direito de jogar, mesmo sem saber se a bola é redonda”.

 Não diga diretamente NÃO CONCORDO. A arte da discussão é sadia. Discorde sem criar barreiras intransponíveis, sem emocionar e sem ferir. Utilize expressões mais amenas ao demonstrar sua contrariedade.

 Quando, ao contrário, alguém concordar com o que você está afirmando, demonstre a concordância. Ela cria confiança e coesão fazendo o grupo progredir como kvutzá. A concordância é um elogio.

 Utilize métodos didáticos. Muitas vezes discorde só para acender a discussão. Proponha, hipoteticamente, a afirmação contrária. Crie a dúvida, exija provas.

 Numa dupla de madrichim, tente o máximo de equilíbrio: o dominador desculpa-se da dominação, alegando que ninguém queria ajudá-lo; o tímido desculpa-se dizendo que o dominador não deixou ninguém trabalhar. Ambos se completam.

 Estabeleça sempre as regras. A falta de regras não significa uma maior liberdade e sim uma anarquia. O chanich não decide nada, ele apenas propõe. Cabe ao madrich selecionar jogos e horários.

 Lembre-se sempre: seja espirituoso. Um sorriso permanente não significa que você é um bobalhão.

 Mais importante não é o que você diz, e sim como você apresenta o fato.

 Nunca discuta com ninguém quando estiver na frente de um chanich.

 IMPORTANTE: nunca se esqueça que o seu merakez tem uma responsabilidade muito grande. Quando ele pedir algo, colabore, pois ele está vendo tudo de um ângulo que você não enxerga. Acate suas decisões e compreenda os seus atos. Acredite que ele está agindo certo.

 Qualidades de um bom madrich:

personalidade senso de liderança

confiança saber representar bem

interesse moral muita vontade

mentalidade aberta gostar de aprender e ensinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com