TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Rubéola?

Trabalho Universitário: O Que é Rubéola?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Rubéola?

Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.

A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.

Sintomas de Rubéola

As crianças em geral têm poucos sintomas. Os adultos podem apresentar febre, dor de cabeça, desconforto geral (mal-estar) e coriza antes do aparecimento da erupção. Eles podem não perceber os sintomas.

Outros sintomas incluem:

• Hematomas (raro)

• Inflamação dos olhos (olhos avermelhados)

• Dor muscular ou nas articulações

Causas

A rubéola é causada por um vírus disseminado pelo ar ou por contato próximo.

Uma pessoa com rubéola pode transmitir a doença a outras pessoas desde uma semana antes do início da erupção até uma a duas semanas depois do seu desaparecimento.

Como a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é aplicada para a maioria das crianças, a rubéola é muito menos comum atualmente. Praticamente todos os que recebem a vacina são imunes à rubéola. Imunidade significa que o organismo desenvolveu uma defesa contra o vírus da rubéola.

Em alguns adultos, a vacina pode perder a eficácia e não protegê-los completamente. É recomendado às mulheres que podem engravidar e a outros adultos receber uma dose de reforço.

Crianças e adultos que nunca foram vacinados contra a rubéola ainda podem ser infectados.

Diagnóstico

Por causa de sua semelhança com várias outras enfermidades, o diagnóstico preciso de rubéola só pode ser obtido pelo exame sorológico.

Exames

Um esfregaço nasal ou da garganta pode ser enviado para cultura.

Pode ser feito um exame de sangue para verificar se a pessoa está protegida contra a rubéola. Todas as mulheres com possibilidade de engravidar deveriam fazer esse exame. Se o exame der negativo, elas receberão a vacina.

Expectativas

Geralmente, a rubéola é uma infecção branda.

Depois de uma infecção, as pessoas ficam imunes à doença para o resto da vida.

Complicações possíveis

Poderão ocorrer complicações no feto se a mãe for infectada durante a gravidez. Pode haver aborto espontâneo ou parto de natimorto. A criança pode nascer com problemas.

A rubéola congênita é mais comum quando a gestante não recebeu a vacina tríplice.

Tratamento e Prevenção

O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com