TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração Сoca-Сola com mentos

Artigo: Geração Сoca-Сola com mentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  Artigo  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

GERAÇÃO COCA-COLA COM MENTOS

Dizem os mais exagerados que a Revolução Francesa foi provocada pelo aumento do preço do pão. A população que já estava na miséria, explodiu de vez quando se deparou com o tal aumento.

Outros ponderam dizendo que a situação na França era caótica e o preço do pão foi apenas o estopim.

O fato é que naquela época a igreja católica controlava o país e a burguesia francesa queria mais espaço no comando do país, portanto, articulou com a grande massa para derrubar o clero.

Hoje, no Brasil, pode ser que esteja acontecendo algo parecido: A revolução dos vinte centavos!

Tem aqueles que insistem em acreditar que o brasileiro foi à rua para protestar contra o aumento de vinte centavos no preço da passagem dos ônibus em São Paulo. Entretanto, esse argumento caiu por terra quando outros estados do país e mais o Distrito Federal aderiram ao movimento.

Afinal, se perguntam os mais reacionários, o que mineiros, cariocas, brasilienses, gaúchos e paranaenses tem a ver com o transporte público de São Paulo?

A resposta é simples e óbvia: o transporte público brasileiro está um caos.

Após a identificação de todos com a causa paulistana, outros fatores foram surgindo como dedos cobertos de sal tocando na ferida aberta.

Sem clichês, a situação da saúde, da educação e da segurança pública no Brasil piora a cada dia. E no momento em que mais um era vítima de sequestro relâmpago em Brasília ou morria jogado no chão sujo de um hospital público do Rio de Janeiro, o país abriu as portas para o mundo conhecer os seus novos e belos estádios de futebol. A imagem de um país alegre e acolhedor era empurrada goela abaixo sem direito a copo d`agua.

Comerciais com locutores entusiasmados lotaram os intervalos da programação da televisão. O paradoxo entre o que acontecia dentro da telinha e o que acontecia na vida real deu um nó na cabeça do brasileiro.

O povo ficou puto!

E não só foi por causa dos vinte centavos. Ou pelo aumento da gasolina. Ou pela queda da popularidade da presidenta. Também não foi só porque temos um Congresso habitado por muitos picaretas e sanguessugas.

O motivo é a soma de todos esses fatores, mais o histórico de sacanagens políticas que presenciamos e ficamos calados. Mensalões dos partidos A e B. Cachoeira condenado e passando a lua de mel em um resort de luxo. Obras nos estádios ficando dezenas de vezes mais caras do que a previsão inicial. A votação da PEC 37. A alta carga tributária. A violência desenfreada nas grandes capitais. A falta de respeito com os alunos. Falta de respeito também com os professores. Descaso com quem não pode pagar um plano de saúde. E etc.

A lista é tão grande que precisaria de mais uns dois ou três posts para compreendê-la na íntegra.

O fato é que ainda é cedo para afirmar quais foram as conquistas dessas manifestações por todo o país. Ainda não ficou completamente claro se existem interesses políticos escusos por trás dos manifestantes, como foi o caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com