TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Infantil

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

A trajetória do trabalho infantil é respectivamente vinculada a economia, assim configura-se o verdadeiro intuito da exploração infantil no mundo do trabalho, ganhando campo fértil com as desigualdades sociais, a herança histórica racial e as contradições do sistema capitalista. O trabalho infantil durante a história se institui devido vários fatores que se voltam para as mudanças globais, mudanças essas que o sistema aliena e condicionam os sujeitos, fatores sociais, econômicos, culturais, condições degradantes entre outas expressões da questão social, e a exclusão social assola e justifica sua importância para o sistema capitalista. Segundo Karl Marx “o dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a”.

Ao se elabora um recorte histórico do trabalho infantil conseguimos compreender o percurso que solidificam as bases do capital. A partir da idade média:

 Idade média (século V- X): Mão de obra infantil era vinculada era vinculada a mão de obra familiar, ou seja, a criança não desfrutava do lucro do seu trabalho, se tratava de um complemento do trabalho familiar. No período do feudalismo, as crianças passaram a trabalhar nos feudos com os senhores feudais, e com os mestres artesãos nas companhias de oficio, neste período se estabelecia a troca de trabalho por aprendizado de um novo oficio, comida e/ou moradia.

Revolução industrial ( 1760 á 1860):  A revolução industrial foi o auge da exploração do trabalho infantil, as primeiras industrias na Inglaterra, França, Alemanha e demais países da Europa se tornou comum a mão de obra infantil devido o custo se bem menor do que o trabalhos adulto masculino. As crianças a partir dos 4 anos de idade, eram submetidas á 14 horas diárias em regime de trabalho, em lugares insalubres, uma grande quantidade filhos de mulheres que trabalhavam nas fabricas de 14 ás 16 horas.

Durante a revolução sem controle dos acidentes ou prevenções muita crianças foram mutiladas pelas maquinas ou perderam as vidas, se tornou comum o abuso sexual infantil no interior das fabricas, e as severas punições em decorrência de erros, brincadeiras ou até mesmo conversas paralelas, um lugar de extrema violência de todas as formas possíveis.      

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com