TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é classificação?

Tese: O que é classificação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Tese  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

O que é a classificação?

-- Classificação pode ser dita como, um agrupamento dos seres vivos de acordo com suas características, tais essas que permitem o distinguir os seres vivos

Exemplo do slide se vc fosse procurar algo em um quarto bagunçado, como o tal seria muito mais difícil do que se a procura fosse feita em um quarto arrumado.

2° slide

A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente.

Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas. Para isso se utilizam também características ecológicas, fisiológicas, e todas as outras que estiverem disponíveis para os táxons em questão. É a esse conjunto de investigações a respeito dos táxons que se dá o nome de Sistemática. Nos últimos anos têm sido tentadas classificações baseadas na semelhança entre genomas, com grandes avanços em algumas áreas, especialmente quando se juntam a essas informações aquelas oriundas dos outros campos da Biologia.

3° slide

Taxonomia 

Ciência que classifica os seres vivos. Também chamada de “taxionomia” ou “taxeonomia”, ela estabelece critérios para classificar todos os animais e plantas sobre a Terra em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas e anatômicas e ecológicas de cada animal ou grupo animal.

 é o ramo da Biologia e da Botânica que cuida

de descrever, identificar e CLASSIFICAR os seres vivos,

animais e vegetais. 

A TAXONOMIA é a forma pela qual a sistemática apresenta seus resultados. É um sistema que organiza os seres vivos em categorias hierárquicas e atribui nomes específicos a eles.

4° slide

Segundo Aristóteles

A primeira tentativa de se classificar as mais de 10 milhões de espécies de seres vivos da terra data de três séculos antes de Cristo quando Aristóteles classificou os animais em “sem sangue vermelho” e “com sangue vermelho”. Como se pode perceber, essa classificação não era nem um pouco prática, então começaram a surgir outras tentativas de classificar os seres vivos.

400 a 300 a.C. – Aristóteles    foi um importante filósofo e estudiosos da natureza.  Foi também o primeiro a buscar formas de classificar os seres vivos. O critério usado foi a cor do sangue e esta classificação reuniu cerca de 512 espécies, devido surgir vários seres que não se agrupava à esta classificação, o sistema de Aristóteles declinou poucos anos depois.1758 – Fixismo – foi uma corrente de pensadores lideradas pelo  naturalista francês Georges Cuvier. Estes defendiam que os seres vivos  tinham sido criadas por um ”Ser  divino”  e permaneciam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com