TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é onicomicose?

Tese: O que é onicomicose?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  Tese  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

O que é onicomicose?

É uma infecção que atinge as unhas causadas por fungos que se “alimentam” de queratina, substância que forma as unhas.

CAUSAS (INFECÇÕES): solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados.

As unhas dos pés são mais afetadas, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado nos calçados favorece o crescimento dos fungos. Além disso, a queratina é mais abundante nas unhas dos pés do que nas mãos. O crescimento lento das unhas dos pés dificulta a eliminação da micose.

TRANSMISSÃO: Como se “pega”?

A transmissão é feita via contato direto com solo, animais ou entre seres humanos infectados pelos agentes ou indireito, por meio de uso de materiais infectados comomroupas, chinelos, tolhas e lençóis. Traumas com alicates ou tesouras contaminados também podem transmitir o fungo da onicomicose.

Para se adquirir a micose e preciso haver alguma lesão entre a unha e a pele para que o fungo consiga penetrar por baixo da unha e se alojar e que essa unha seja exposta frequentemente a ambientes úmidos para que o fungo possa se multiplicar com facilidade.

É mais comum ter micose nas unhas dos pés, pois eles ficam mais expostos a ambientes úmidos, calor, falta de luz sendo mais fácil sua proliferação.

Além disso, os dedos dos pés estão no ponto mais distante do coração, não sendo bem vascularizados, desse modo os anticorpos e as células de defesa do organismo não chegam as unhas dos pés com tanta facilidade quanto a outros pontos do organismo.

TRATAMENTO:

O tratamento geralmente é feito com a combinação de antimicóticos sistêmicos e de uso local, na identificação do tipo de fungo e na eliminação dos fatores que ocasionam a instalação da doença.

QUAL A FUNÇÃO DO PODÓLOGO NO TRATAMENTO DA MICOSE?

Fazer uso de instrumentos apropriados removendo com lixas e brocas a maior quantidade dos resíduos no corpo da unha contaminada pelo fungos que costumam ficam manchadas, descoladas e esfarelada. Faz também a assepsia do local para aplicação do medicamento de uso tópico e orienta o paciente quanto ao procedimento do tratamento diário.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »