TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERAPIA FOTODINÂMICA PARA ELIMINAR A ONICOMICOSE

Por:   •  12/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRADA 

CURSO TÉCNICO DE PODOLOGIA

TERAPIA FOTODINÂMICA PARA ELIMINAR A ONICOMICOSE

Joinville – SC 

2022

Alicia Vieira

 

TERAPIA FOTODINÂMICA PARA ELIMINAR A ONICOMICOSE 

 

Pré-projeto do Artigo de Conclusão de Curso apresentado no Instituto Referência em Educação Integrada como requisito básico para a conclusão do Curso Técnico de Podologia.

Orientador (a): Maria Valéria Facciolo Sbattella

Joinville - SC 

2022

1. OBJETIVOS

1.1 GERAL

Desenvolver e aplicar o protocolo de atendimento de onicomicose com a podoprofilaxia fúngica semanalmente para obter os resultados eficazes.  

1.2 ESPECÍFICOS  

  • Detalhar os principais tipos de onicomicoses já existentes e seus diferencias.
  • Descrever os tipos de tratamentos utilizados na pratica clínica para a onicomicose
  • Aplicar o protocolo de atendimento para tratamento de onicomicose utilizando o fotossensibilizador com a Terapia Foto Dinâmica (TFD);
  • Avaliar a eficiência da TFD no tratamento para a onicomicose;
  • Descrever e observar a eficácia do processo de tratamento de onicomicose com a TFD;
  • Analisar a melhora da lâmina acometida em razão da paciente ter diabetes;
  • Ampliar conhecimentos básicos sobre a onicomicose em idosos e/ou diabéticos;

Voluntária terá acompanhamento a cada 7 dias com o uso da TPD e fara podoprofilaxia total a cada 15 dias para evitar o ressurgimento da patologia.

Ao termino do prazo de 3 meses de tratamento, novas avaliações serão realizadas com o intuito de comparar e conclui a eficácia do tratamento da onicomicose.

2. METODOLOGIA DA PESQUISA

Nesta pesquisa foi aplicado inicialmente um estudo de caso. Yin (2001) afirma que o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens especificas de coletas e analise de dados. Os atendimentos são realizados no Instituto IREI, situado em Joinville, SC., que permitiu desenvolver, observar e aplicar o tratamento da patologia na voluntaria que teve inicio no dia 21/03/2022. A cada atendimento realizado orientou-se a paciente para seguir com cuidados diários, com o intuito de obtermos melhor resultado na evolução da patologia a ser tratada.

A Coleta de Dados, é um processo que procura reunir os dados para uso secundário por meio de técnicas especificas de pesquisa. (Duarte, 2022). Como Técnica de Coleta de Dados foi desenvolvido uma descrição detalhada dos procedimentos realizados na paciente semanalmente. A efetivação deste trabalho aconteceu por meio de uma revisão de literatura baseada em livros, artigos científicos pesquisadas nas bases de Scielo, PubMed, Medline e Google Acadêmico

Na Análise de Coleta de Dados, primeiramente foi realizado o preenchimento da ficha de anamnese podológica, onde foi coletado os dados pessoais, as informações necessárias e averiguadas restrições clínicas. A paciente foi diagnosticada com onicomicose distal, no halux esquerdo e 5º dedo esquerdo. Pela análise do diagnóstico feito por mim e pela professora ao olho clínico e pela experiencia profissional, verificou-se que seria de máxima importância a paciente realizar o exame micológico direto e cultura, porém, a paciente não o realizou. O exame micológico direto detectaria se há onicomicose, o exame micológico cultura detectaria o agente invasor. Os fatores que implicam de a paciente não ter realizado o exame, não interfere nos atendimentos, já que a manifestação clínica da paciente e fotos comprovam que há um diagnostico diferencial da unha. Após dialogar com a paciente, foi iniciado os procedimentos supervisionados pela professora M. V. F. S.

3. CRONOGRAMA

Atividades

AGO

SET

OUT

NOV

Pré-Projeto

   X

Referencial Teórico

X

Estudos de Caso

X

X

Resultados

X

X

Conclusão

X

X

Referência

X

X

Introdução

X

Resumo

X

Entrega do Artigo

X

Elaboração Apresentação

X

REFERÊNCIAS

BARAN, Robert; HANEKE, Eckart. Diagnóstico Diferencial da Unha. São Paulo: Lmp, 2009.

BEGA, Armando. Tratado de Podologia. Armando Bega 2ª. ed. São Caetano do Sul, Sp: Yendis, 2014.

BEGA, Armando; LAROSA, Paulo Ricardo Ronconi. Podologia: bases clínicas e anatômicas. São Paulo: Martinari, 2010.

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Pesquisas: exploratória, descritiva e explicativa. Brasil Escola. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/pesquisas-exploratoria-descritiva-explicativa.htm. Acesso em: 30 de julho. 2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (217.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com