TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O tema do lixo eletrônico

Artigo: O tema do lixo eletrônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Artigo  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O tema escolhido para o trabalho foi o lixo eletrônico, e os problemas causados pelo seu descarte incorreto na natureza. O tema lixo eletrônico foi dividido em quatro subtemas que são: Monitores e televisores, Telefones Celulares e baterias, Computadores, Impressoras.

Desenvolvimento

Monitores e televisores

Televisores e monitores antigos, contem o CRT (Tubo de Raios Catódicos), que possui substâncias tóxicas como cádmio, mercúrio e o chumbo, sendo prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. O CRT destes aparelhos é caro e complexo para ser reciclado sendo assim são poucas as empresas que fazem este processo, porem partes de plástico e partes de metal podem ser recicladas normalmente.

Telefones Celulares e baterias

Baterias e celulares possuem substâncias tóxicas como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo,sendo assimsasdd precisam ser descartados de forma correta, por isso empresas ddae asdas Em 2013 a empresa Claro recolhia em 140 lojas telefones celulares, baterias e acessórios de qualquer fabricante. E planejava até o segunsddo semestre de 2013, todos os pontos de venda no país terem uma urna asde acessórios para as assistências técnicas listadas pela Nokia.na seção de sser reciclado.

Motorolada

Na empresa Motorolasd iniciou-se um programa de coleta pós consumo de baterias em 1998, em toda rede de assistência técnica e em parceiros estratégicos, como as odasdasperadoras de telefonia celular.

Em 2007, o programa foi expandido em um sistema global de coleta de baterias e equipamentos Mdasdotorola. Esse programa global é chamado ECOMOTO e oferece aos consumidores a possibilidade de descartar de forma correta qualquer aparelasdho ou acessório Motorola, estando presente em todo o Brasil. Atravésasdo programa ECOMOTO, a Motorola Mobility conseguio alcançar o recolhiasdasdasto de aparelhos, acessórios e componentes eletrônicos para reciclagem, num total de mais de 400 toneladas. Em 2011 foram arrecadadas 26 toneladas nos postos de coleta, instalados nas asdasdasd120 lojas do Serviço Autorizdasdado Motorola (SAM) de todo o Brasil, e também por meio ddas scolocadas nas lojas de lojas que tinham parceria com a motorola.

Todo esse processo está relacionado aos produtos eletrônicos, que já chegaram ao fim da vida údtil, como baterias, aparelhos celulares e acessórios (carregadores, fios e fasdasdoasnes de ouvido, entre outros).

Computadores

Um compuasdtador dura em média de quatro a cinco anos. E das peças que compõem um computador, cerca de 25% são recuperáveis, 72% são recicláveis e 3% podem contaminar a natureza devido a substancias toxicas. Descartar e reciclar um computador é um desafio pertencente ao sistema de gestão de resíduasdos eletrônicos presente nas principais empresas de tecnologia e iniciativas asdasmateriais são acumulativos. Quanto mais contato se tem com eles, pior é para a saúde e o meio ambiente.

Impressorada

No caso das impressosdras elas podem contaminar o meio ambiente devido a tinta dos cartuchos alem de produtos tóxicos como o cádmio, mercúrio e o chumbo. asdstem um programa de reciclagem de cartuchos de tinta hp no qudasdaal o cliente pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com