TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 13

                                           [pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

CAMPUS CORAÇÃO EUCARÍSTICO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – SERVIÇO SOCIAL

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Belo Horizonte

2017

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

O Instituto Helena Greco e a análise histórica e política dos movimentos sociais.

Trabalho apresentado ao programa de graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, às disciplinas de Estratégias e Técnicas em Serviço Social: Ação grupal, Seguridade Social: Previdência social e Serviço Social, Ética e Serviço Social: Fundamentos Filosóficos, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social: Reconceituação e Atualidade, Movimentos Sociais e Cidadania em Serviço Social, Estágio Supervisionado: a Prática do Assistente Social.

Orientadora: Prof.ª Mônica Hallak.

                                                                Coorientadora: Prof.ª Maria da Consolação de Gomes.                

Belo Horizonte

2017


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve análise do tema “Movimentos Sociais”, abordando a relação entre os movimentos, o Estado e a sociedade brasileira nos séculos XX e XXI. Identificados como “tradutores” dos mecanismos de desenvolvimento da sociedade, os Movimentos Sociais revelam as áreas de carência estrutural, os focos de insatisfação e os desejos coletivos, permitindo a realização de uma verdadeira descrição das relações sociais no período analisado. Para tal elaboração, utilizou-se citações de outros autores para um melhor desenvolvimento do artigo. Como exemplo de movimento, utilizamos o Instituto Helena Greco, movimento social ativo na luta pelos direitos humanos e de cidadania

Palavras-Chave: Movimentos Sociais; Cidadania; Serviço Social, Instituto Helena Greco.


Abstract: This paper aims to present a brief analysis of the theme "Social Movements", addressing the relationship between movements, the State and Brazilian society in the 20th and 21st centuries. Identified as "translators" of the mechanisms of development of society, Social Movements reveal the areas of structural deficiency, focuses of dissatisfaction and collective desires, allowing the realization of a true description of social relations in the analyzed period. For this elaboration, citations from other authors were used for a better development of the article. As an example of movement, we used the Helena Greco Institute, an active social movement in the fight for human rights and citizenship.

Keywords: Social Movements; Citizenship; Social Service, Helena Greco Institute.

  1. Introdução

Esse artigo busca conhecer as origens dos movimentos sociais ao longo do período histórico-político do Brasil, e em como as demandas dos movimentos são estipuladas de acordo com o processo político. O tema é de alta relevância, pois desde julho de 2013 a intensificação das manifestações e protestos em que os movimentos sociais foram presentes, acompanhamos o momento atual do Brasil em que esses movimentos chamam cada vez mais a sociedade civil para assegurar e reivindicar que os direitos sejam respeitados e cobrar por respostas e posicionamentos.

A pesquisa articula essa perspectiva histórica e atual, ao trabalho realizado pelo Instituto Helena Grego, localizado no Bairro Santa Efigênia em Belo Horizonte. O Movimento social busca pela garantia e defesa dos direitos humanos e pela cidadania. Atuante nas causas diversas de outros movimentos, o Instituto utiliza a perspectiva contrária à da etimologia da palavra “instituto” e abre para o aspecto de ensinar e agregar. O espaço é aberto a temas diversificados para que o debate possa ser amplo e de acesso a todos de acordo com a relevância do tema.

Para a execução dessa pesquisa foi necessária uma visita técnica ao Instituto Helena Greco para conhecer o trabalho desenvolvido e seus desafios, como é feita a organização e distribuição de tarefas de caráter administrativo, organizacional e funcional do Instituto. Foram apresentadas as ações do movimento, trabalhos realizados e as dificuldades e contrariedades encontradas pelo movimento postos como desafios, o que serão analisados ao logo desse artigo.

Para finalizar essa pesquisa, identifica-se a importância do profissional de Serviço Social, que respaldado pelo Código de Ética estipulado pela Lei 273/93, tem especificado como objetivo profissional o dever e comprometimento com a defesa e garantia de direitos a todos e da democracia, objetivo esse compatível com os dos movimentos sociais que buscam aparatos para manter-se ativos e respaldados pela garantia de exercer ações sociais, mesmo com os desafios que os movimentos enfrentam na busca de um maior protagonismo civil e efetividade  das demandas cobradas.


  1. Movimentos Sociais em essência

O conceito de movimentos sociais refere-se a um grupo organizado com objetivo de realizar mudanças dentro de uma sociedade permeada por tensões sociais, através embates políticos e ações mobilizadoras, conforme os valores e ideologias de determinado contexto.

Entretanto, a compreensão dos movimentos vai além do fato de se pensar apenas nesses valores e ideologias comuns para a ação social coletiva, devem-se considerar também, as estruturas sociais nas quais os movimentos se manifestam. Isto inclui a particularidade do contexto histórico de cada sociedade, onde, segundo Marx, existe um conflito entre classes gerado pelo Capitalismo. A compreensão destes conflitos, sob o paradigma do materialismo histórico dialético, permite entender não apenas como foi construído o sistema capitalista, mas também as relações divergentes entre o capital e o trabalho, a constituição das desigualdades sociais e a concentração de renda nas mãos da minoria.

Desta forma, os movimentos sociais funcionam como o “fator de eclosão” dos conflitos da estrutura social em desequilíbrio, deixando de ser apenas a expressão de uma contradição socioeconômica e se tornando responsável pelo desenvolvimento dos embates de grandes proporções, sendo uma ferramenta fundamental para a ação de mudança e intervenção da estrutura em questão, por meio de manifestações e reivindicações.

Mas para que tudo isso ocorra, a existência de um movimento social exige uma organização muito bem desenvolvida, mobilizando não apenas recursos, mas principalmente pessoas interessadas. Uma das principais características está na adoção de ações atuando de forma sistemática para o alcance dos objetivos propostos, o que resulta em uma luta constante e às vezes a longo prazo. São tais fatores que trazem ao movimento o caráter permanente de ações organizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com