TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  9/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
        CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA        

Eliane Bráz de Moraes                    RA: 6314198746

Joana D´arc Pereira                         RA: 6318190610

Kelly de Souza Santos                    RA: 5560126319

 Silas Costa de Moraes                     RA: 6317198139

 

 

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

MOVIMENTOS SOCIAIS

 

 

 

 

TAGUATINGA-DF

2015

ANHANGUERA EDUCACIONAL – POLO UNIDERP TAGUATINGA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

            MOVIMENTOS SOCIAIS

Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.

Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses.

Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras. Gianfranco Pasquino em sua contribuição ao Dicionário de Política (2004) organizado por ele e por Norberto Bobbio e Nicolau Mateucci, afirma que os movimentos sociais constituem tentativas – pautadas em valores comuns àqueles que compõem o grupo – de definir formas de ação social para se alcançar determinados resultados.

   O livro texto destaca os cincos pontos fundamental dos movimentos sociais, fazendo um mapeamento e analise das principais formas de associativismo civil no Brasil expressa em movimentos sociais, redes de mobilização de associações civis e fóruns relatam os principais movimentos sociais da América Latina.

A ação coletiva se caracterizou como movimentos sociais, citam suas características básicas como possuem uma identidade, tem um opositor e articulam ou se fundamentam num projeto de vida e sociedade e tem contribuído para organização e conscientização, eles não só se movido pela fome o qualquer outro tipo de opressão e se incorpora também a luta pelo reconhecimento da diversidade cultura. Nas primeiras décadas do XIX e nas primeiras do sec.XX o movimento operário é um movimento revolucionário desde a revolução francesa, imergindo nos Estados Unidos também nos anos de 1960 (direito civis, feminismo, contra a guerra no Vietnã, estudantil etc.). Embora muitos dos atuais movimentos sejam herdeiros daquele dos anos 1980, pois lutavam para ter “Direito a ter Direito” contemplando o universal.

Depois veio a radicalização dos movimentos de étnicas (especialmente os indígenas). Sua luta contra a colonização europeia civilização essa que saqueou o tesouro dos indígenas escravizando-o da mesma forma fizeram com os negros trazidos da África.

Hoje esses grupos se encontram organizados em movimentos sociais em todos os países, tendo também movimentos globais como MST e a Via campesina que passava a ser descriminalizada e criminalizada pela mídia e a alguns órgãos publicam. Os movimentos negros ou afros descendentes como preferem alguns como ficou conhecido no Brasil através das cotas nas universidades e o programa Prouni.

Como grande suporte nas políticas publica, mas os movimentos que mais se destacaram foram os Movimentos de Mulheres e dos Gays por seu formato e combinação. A educação básica das escolas se estenderem em grande dimensão, devido ao potencial do processo educativo e pedagógico para o desenvolvimento e de sociabilizarem e constitui uma ampliação de uma cultura política passando a ser uma área estratégica, as novas alteração na sociedade civil, as novas políticas sociais do estado priorizaram o processo de inclusão social de setores conhecido como vulneráveis e excluído das condições socioeconômicas ou direito cultural.

O direito cultural é uma luta que vem sendo mais de negros e índios em um movimento e ações coletivas contra a diferenciação e discriminação socioeconômica em parcerias com as ONGs que tem como papel de mediadoras na busca por coesão e de controle social. A grande mudança que se nota com a parceria do estado com a sociedade civil e que o sujeito coletivo se dilacera, fragmenta vários campos isolados, é que sozinho estes múltiplos sujeitos não tem força coletiva daí se tira um grande aprendizado.

As políticas de atenção passar a ser voltada aos mais pobres diretamente ao individuo e a família enfatizando os direitos e deveres do cidadão, sendo para políticas publicas sua preocupação maior a desigualdade para busca da igualdade e equidade. Passa a ser um novo quadro o capital social, inclusão social, reconhecimento acontece que o uso da rede de estruturação associativista existente na sociedade civil como meros agentes instrumentais para resolver problema decorrente da má distribuição dos serviços sociais públicos.

De muita importância sua participação na sociedade o Assistente tem importante na democratização e gestão publica e fundamental no controle social, desenvolvendo a auto sustentação da população atendida para então efetivação dos direito. 
            A relação entre a música e o tema abordado, os mesmo relatam a sociedade e suas expressões através de grupos chamados movimentos sociais na luta por sobre vivencia digna, a tão sonhada liberdade, liberdade essa de falar e exprimir-se sobre seus efetivos direitos, essa luta por igualdade e equidade, respeito se resume em uma só palavra democracia entre as classes que juntos proclama por uma sociedade capitalista mais igualitária e estando todos junto em grupos busca a reformular suas estratégias de luta e a pensar em como organizar mobilizado para evoluir, cujos essas lutas geram oposição como capital e trabalho, burguesia e proletariado que colaboram para organização política a parti daí cria condições necessárias para o individuo essa desestruturação faz com inicie um processo de estruturação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (315.8 Kb)   docx (69.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com