TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orgânica Experimental

Artigo: Orgânica Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE.

CAMPUS – CAJAZEIRAS.

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA.

CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA.

EDUCADOR: Dr. Fernando Portela.

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL.

PREPARAÇÃO DO ACETATO DE BUTILA.

CAJAZEIRAS – PB.

JULHO DE 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE.

CAMPUS – CAJAZEIRAS.

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA.

CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA.

EDUCADOR: Dr. Fernando Portela.

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL.

GRUPO 8.

DANILO ABRANTES DE OLIVEIRA.

PREPARAÇÃO DO ACETATO DE BUTILA.

Obter o acetato de butila a partir de uma solução de ácido acético, ácido sulfúrico concentrado e álcool n-butílico.

CAJAZEIRAS – PB.

JULHO DE 2013.

INTRODUÇÃO:

O Acetato de Butila é da família dos ésteres acéticos, utilizado como solvente polar. É um líquido, transparente, incolor e com odor frutal característico, obtido por esterificação do Ácido Acético com o NButanol. Possui um médio Ponto de Ebulição 126 ºC, Ponto de Fulgor 21,5 ºC e Temperatura de Autoignição de 404,8 ºC. Fórmula Química: C6H12O2. Peso Molecular: 112. Nome Químico: Etanoato de Butila. Nº do CAS: 123-86-4.

A reação utilizada na produção do acetato de butila recebe o nome de esterificação, onde um álcool primário (n- butílico) reage com um ácido (ácido acético) dissolvido em um ácido forte (ácido sulfúrico).

A figura abaixo mostra como acontece à reação de esterificação:

No caso da aula prática o R é CH3 – CH2 – CH2 – e R’ é CH3 – CH2 – e o ácido sulfúrico atuar como catalisador na reação.

Essa reação é reversível, o que não favorece a preparação dos éteres diretamente a partir de ácidos, porém a esterificação direta tem a vantagem de ser uma síntese de uma só operação.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Na primeira parte do experimento pegou-se um balão de fundo redondo de 250mL e levou-se até a capela para medição dos reagentes. Já na capela pegou-se uma pipeta e com cuidado mediu-se 12,5mL de álcool butílico depois colocou-se no balão, com outra pipeta mediu-se 15,5mL de ácido acético colocando-se no balão, utilizando outra pipeta mediu-se 0,25mL de ácido sulfúrico com muito cuidado transferiu-se para o mesmo balão que os demais reagentes estão.

Na segunda parte do experimento montou-se um sistema de refluxo, utilizando um suporte, garras de metal, mangueiras, torneira com água, condensador de bola, e uma chapa aquecedora.

Antes de começar o aquecimento colocou-se dentro do balão algumas pedras de ebulição, e deixou-se aquecer a mistura durante 20 minutos. Após o período de aquecimento deixou-se a solução resfriar e em seguida transferiu-se a solução para um funil de separação, adicionou-se 15mL de água no funil de separação e agitou-se a solução por alguns minutos, abriu-se a torneira do funil e deixou-se os gases presentes na solução sair. Repetiu-se o processo descrito anteriormente utilizando-se novamente 15mL de água, repetiu-se pela terceira vez o processo com 6mL de NaHCO3 a 5%, e por ultimo, novamente repetiu-se com mais 15mL de água.

Feito a lavagem do produto, transferiu-se o produto obtido na reação para um béquer, antecipadamente tarado, pesou-se a amostra e anoutou-se o resultado. Feito a pesagem calculou-se o rendimento percentual.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

Durante o aquecimento notou-se a formação de uma parte sólida e escura, o que não era pra ter acontecido, porém deve-se a impurezas que provavelmente existiam dentro do balão.

Já na parte de “lavagem” do produto, após a introdução dos primeiros 15mL de água observou-se que após o agitamento da solução ao abrir a torneira pouco gás saiu do funil, no repouso observou-se que a água por ser mais densa que o produto (acetato de butila) ficou na parte inferior e o produto ficou um pouco mais claro do que a cor inicial.

Na segunda lavagem com água, a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com