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Orientação A Objeto

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Por:   •  26/8/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

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Orientação a objetos : Conceitos Básicos

As técnicas orientadas a objeto permitem que o software seja construído de objetos que tenham um comportamento especifico. Os próprios objetos podem ser construídos a partir de outros, os quais, por sua vez, podem ainda ser construídos de outros.

A análise de sistemas no mundo orientado a objeto é feita analisando-se os objetos e os eventos que interagem com esses objetos. O projeto de software é feito reusando-se classes de objetos existentes e quando necessário, construindo-se novas classes.

Técnicas orientadas a objeto podem ser usadas para simplificar o projeto de sistemas complexos. O sistema pode ser visualizado como uma coleção de objetos, estando cada um dos objetos em um determinado estado. Os objetos são construídos a partir de outros objetos.

A análise e o projeto orientados a objeto modelam o mundo em termos de objetos que tem propriedades e comportamentos e eventos que disparam operações que mudam o estado dos objetos. Os objetos interagem com outros objetos.

A modelagem e o projeto orientados a objeto são os paradigmas que devem integrar todas as ferramentas e técnicas poderosas para a criação de software. Estratégia de desenvolvimento baseada no conceito de que o sistema deve ser construído a partir de componentes reutilizáveis, chamados de objetos.

Conceitos

Entre as idéias fundamentais básicas para a tecnologia orientada a objeto incluem-se:

• Objetos;

• Classes;

• Métodos;

• Herança;

• Encapsulamento;

Cada conceito é uma idéia ou um entendimento pessoal que temos do nosso mundo. Os conceitos que adquirimos nos permitem dar sentido sobre as coisas do nosso mundo. Essas coisas às quais nossos conceitos se aplicam são denominados objetos.

Objeto

• Um objeto pode ser real ou abstrato.

• Os objetos possuem informações (contém dados) e desempenham ações (possuem funcionalidade).

• Qualquer coisa à qual um conceito ou tipo de objeto se aplica – uma instância de um conceito ou tipo de objeto.

• Um objeto é uma instância de uma classe.

Exemplo:

o Uma fatura;

o Uma organização;

o Um vôo de avião;

o Uma pessoa;

o Um lugar.

Na análise e no projeto OO, estamos interessados no comportamento do objeto. As operações são codificadas como métodos. A representação de software OO do objeto é, dessa forma, uma coleção de tipos de dados e métodos. No software OO: Um objeto é qualquer coisa, real ou abstrata, a respeito da qual armazenamos dados e os métodos que os manipulam.

Métodos

• Os métodos especificam a maneira pela qual os dados de um objeto são manipulados.

• Uma especificação dos passos pelos quais uma operação deve ser executada.

• Ele é um script de implementação de uma operação.

• Diferentes métodos podem ser usados para executar a mesma operação.

• Os métodos de um tipo de objeto referenciam somente as estruturas de dados desse tipo de objeto.

• A ação que um objeto ou uma classe podem desempenhar.

• Os métodos são similares às funções e procedures do universo da programação estruturada.

Um objeto é, dessa forma, uma coisa, com suas propriedades representadas pelos tipos de dados e seu comportamento representado pelos métodos.

Encapsulamento

O ato de empacotar ao mesmo tempo dados e objetos é denominado encapsulamento. O objeto esconde seus dados de outros objetos e permite que os dados sejam acessados por intermédio de seus próprios métodos. Isso é chamado de ocultação

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