TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial

Dissertações: Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  3.152 Palavras (13 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 13

3-Orçamernto operacional e financeiro

Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. O orçamento geralmente e anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração empresarial, com a finalidade de atingir os resultados lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

Sendo assim orçamento pode ser descrito como um conjunto de planos financeiros com objetivo de programar a estratégia da organização em determinado período de tempo. Os orçamentos podem ser de vendas, de produção, custos de produção, de capital e de caixa.

O orçamento surge como sequência à montagem do plano estratégico, permitindo focar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal, as suas ações mais importantes. O orçamento existe para implementar as decisões do plano estratégico. Dessa forma, quando as decisões não forem tomadas no plano estratégico, algum impacto no gerenciamento dos elementos internos da empresa deve ocorrer. Nesse sentido, uma vez tendo feito um adequado trabalho na montagem do plano estratégico, o orçamento tem muita chance de ser elaborado com coerência e consistência.

O orçamento tem como finalidade descobrir as oportunidades de aumentar as receitas reduzindo os gastos, demonstrar informações relevantes para o processo decisório, projetar gastos e investimentos, é uma ferramenta que permite acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e controlados.

ETAPAS DO ORÇAMENTO

No que diz respeito às fases do orçamento, deve-se iniciar com cerca de três meses de antecedência da sua implementação, e seguida pela escolha das hipóteses que puderem ser validadas, implementação das hipóteses e acompanhamento dos resultados, contudo seu ciclo é contínuo.

A montagem do orçamento pode ser dividida em duas etapas principais:

• Etapa operacional, e

• Etapa financeira.

A etapa operacional consiste nos planos que proporcionam condições de estruturação das atividades da organização, de maneira a integrar as atividades e as operações.

A etapa operacional é iniciada com o plano de marketing, a partir do que a entidade direciona os esforços para o seu mundo externo, pelo plano de duração, suprimento e estocagem. O segundo momento do plano e o investimento, avaliando o ativo imobilizado, o crescimento empresarial e abertura de novos horizontes organizacional. E o terceiro momento e avaliar o plano de recursos humanos e demais gastos existentes no exercício avaliado.

A caracterização da etapa financeira é a existência dos demonstrativos contábeis, ou seja, o balanço, a demonstração de resultados e o fluxo de caixa. Esta etapa inclui a interpretação futura do orçamento de vendas que e a previsão e planejamento de vendas da empresa no determinado exercício, e o inicio do orçamento financeiro empresarial.

Nesta etapa acrescenta a criação do plano para elaborar o orçamento de custos fixos e variáveis da produção, as despesas de venda, com a folha de pagamento e demais gastos administrativas. É através dessa previsão de vendas que a empresa é capaz de estimar a quantidade de vendas de determinado produto, o valor e o prazo oferecido o seu retorno e a perspectiva da lucratividade pretendida.

O primeiro passo a fazer quando estabelecer o orçamento de vendas é definir os fatores limitadores ou restrições. Portanto, é necessário estabelecer eventos internos e externos que podem interferir nas previsões de vendas da empresa.

Os fatores internos podem ser produção, vendas e marketing, engenharia, gestão e finanças, já os fatores externos são, mercado, competitividade, econômicos e governamentais, tecnológico, sociais e culturais, entre outros.

As previsões de vendas podem ser feitas por produto, território, canal de distribuição, método de venda (visita, correspondência, venda por Internet), tipo de cliente, combinações de vendas, (a vista, a prazo), unidade (filial, departamentos) e vendedor (individual ou grupos de atuação), geralmente, as empresas têm períodos de altas e baixas vendas, sendo assim pode usar alguns métodos para previsão das vendas, como: na evolução da indústria, no uso final do produto, na ampliação de mercado e demais ações que a diretoria e/ou acionistas da organização decidirem.

*ORÇAMENTO FINANCEIRO

Parte inicial de um orçamento financeiro consiste em definir quais serão as fontes de recursos em longo prazo e como será a estrutura de financiamento da empresa (capital próprio e de terceiros), este é o Orçamento de Capital. (MARTINS. Pag. 209 - 2001) Também compõem o Orçamento Financeiro o Balanço Patrimonial e DRE Orçados, estes ajudam a identificar a necessidade de capital necessário para executar as atividades previstas pela empresa para o período do balanço, geralmente um ano, e a necessidade de financiamento para essas atividades. (COOPELAND. Pag. 245 - 2002)

O Orçamento de Caixa é o terceiro componente do Orçamento financeiro, este é a

projeção de prováveis entradas e saídas do caixa da empresa. Ele permite avaliar a futura

situação financeira da empresa, o excesso de capital e a necessidade de financiamento para

cumprir com as obrigações financeiras do período. Seu principal objetivo é assegurar recursos

monetários para atender as operações da empresa estabelecidas no orçamento, (LUNKES.

Pag. 55 - 2001)

É através do orçamento de caixa que se pode mensurar qual a potencialidade da

empresa na hora de buscar financiamentos visto que é através desses dados que se sabe qual é

o potencial efetivo da empresa de pagar os financiamentos contratados, portanto, considera

que o dimensionamento de fluxo de caixa é o aspecto mais relevante na tomada de decisão de

financiamentos. (ASSAF. Pag. 305 - 2009)

Dentro da analise do Orçamento de Caixa, pode-se analisar o ciclo de caixa, este “é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com