TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial

Exames: Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  4.335 Palavras (18 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho procurará verificar se algumas empresas de médio e grande porte utilizam o orçamento empresarial para a tomada de decisão mais eficiente, bem como quais as vantagens e limitações de seu uso. Como estudante de Ciências Contábeis é de grande relevância conhecer como desenvolver as funções ligadas ao orçamento empresarial para a tomada de decisões. Os orçamentos são a expressão, em termos financeiros, dos planos da administração para a operação da empresa durante um período específico de tempo e funcionam como um instrumento de controle administrativo. No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.

Autora do livro Usted! Curso de Espanhol para Brasileiros, professora de castelhano e livro orçamento empresarial funciona como um diferencial, para a coordenação das receitas e despesas do setor administrativo, gerando melhoria dos resultados. Ao longo deste trabalho procurar-se-á responder à seguinte pergunta: as empresas utilizam o orçamento empresarial para a tomada de decisão? Provavelmente será constatado que, de fato as empresas usam o orçamento para a tomada de decisão, prevendo eventos futuros, aproveitando oportunidades de negócios e minimizando riscos. O objetivo geral do trabalho é identificar se algumas empresas de médio e grande porte das cidades de Jandira, Vargem Grande, Osasco, São Roque, São Paulo, Barueri e Araçariguama utilizam o orçamento para a tomada de decisão e o objetivo específico é analisar quais as vantagens e limitações do uso do orçamento para as empresas em estudo. Neste trabalho será desenvolvida uma pesquisa exploratória e qualitativa, que tem como propósito proporcionar maior familiaridade com o problema, torná-lo mais explícito ou construir hipóteses, mediante pesquisa bibliográfica, elaborada com base em material já publicado como livros, revistas, internet, teses e outras fontes. Para finalizar será utilizada pesquisa descritiva e quantitativa de forma a colher as opiniões dos pesquisados, mediante aplicação de questionário no estudo de caso.

2 .CONCEITO DE ORÇAMENTO

Referencial teórico do conceito de orçamento, afirmam que os orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a empresa, para determinado período, que servem também para a coordenação e implantação desses planos. Funcionam como um instrumento de controle administrativo de três maneiras.

Como meio de organização e direção de um grande segmento do processo de planejamento administrativo, Como uma contínua advertência em procurar desenvolver os planos e programas guiando a administração no dia a dia; Como avaliador de performance real.

Para o autor, os orçamentos devem manter-se atualizados para atender a seus propósitos, por ocasião do planejamento estratégico e operacional, dos replanejamentos periódicos, dos ajustes efetuados nos planos, garantindo-se bases realistas para a avaliação de desempenhos, que se alcançados conduzirão a empresa aos níveis planejados de eficácia. Os orçamentos também prevê meios para comunicar as metas a curto prazo da empresa a seus membros. Orçar as atividades das organizações é também refletir aos gerentes que entendem as metas da empresa e proporcionar oportunidade para seus planejadores seniores corrigirem distorções nas metas da organização. Também serve para coordenar muitas atividades de uma empresa, mostra o efeito dos níveis de vendas sobre as atividades de compras, de produção e administrativas e sobre o número de funcionários que precisam ser contratados para atender aos clientes, então o orçamento é uma ferramenta que força a coordenação das atividades da organização e ajuda a identificar problemas de coordenação. (ATKINSON, 2000). Para o autor os orçamentos são preparados para períodos específicos, o que permite aos gerentes comparar os resultados efetivos para o período com os resultados planejados. Requer três tipos de recursos para períodos diferentes.

3. ORÇAMENTO GERAL

Também é possível que uma empresa faça uso de orçamentos geral, previsões e programas apenas para certos aspectos das suas atividades, como por exemplo, vendas por produto, região ou cliente. Uma das principais funções dos orçamentos consiste na coordenação dos esforços que serão desenvolvidos pelas diversas áreas e gestores, para a realização dos objetivos da empresa em sua totalidade, que tornam obrigatória uma coordenação entre eles, conciliando os seus resultados ao interesse maior da empresa. Para Oliveira, Perez Jr e Silva (2002) o papel do orçamento na gestão de uma empresa é bem compreendido se for relacionado às funções administrativas, que podem ser resumidas em três funções básicas: planejamento, organização e controle.

Planejar: representa a forma como ele e sua empresa pretendem atingir os objetivos propostos;

Organizar: representa a melhor disposição dos recursos da empresa. Suas atividades, as de seus subordinados e todos os recursos disponíveis deverão estar dispostos de maneira a alcançar os objetivos propostos de forma mais eficiente e eficaz;

Controlar : representa a segurança de que sua própria energia e ações, bem como a de seus subordinados, estejam coordenadas com a implementação dos objetivos da organização.

4. ORÇAMENTO FLEXÍVEL

São os que resultam em custos variáveis. Estes podem ser obtidos ou podem ser descartados no curto prazo. Recursos comprometidos a médio prazo, que resultam em custos fixos; Recursos comprometidos a longo prazo, que resultam em custos fixos.

Os orçamentos garantem uma estrutura dentro da qual funcionários, departamentos e a empresa toda podem trabalhar. Estimulam as pessoas a pensar no futuro e planejar com antecedência. Comparar diferentes orçamentos pode ajudar a coordenar e motivar os funcionários. Também fornece uma maneira de avaliar detalhadamente diferentes aspectos da empresa. (BROOKSON, 2000) “O orçamento obedece rigidamente à estrutura informacional contábil, seja do plano de contas, seja do plano de departamentalização” (PADOVEZE, 2005, p.189). Em uma empresa, o orçamento pode ser global, no sentido de abranger todas as suas unidades e atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com