TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Calcogênios

Monografias: Os Calcogênios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS - QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA

PROFESSORA Dr.ª DJAVANIA LUZ

FAMÍLIA 16: OS CALCOGÊNIOS

LUMARA ANTÔNIA DE L. SOUSA

LUZENILCE OLIVEIRA LIMA

MELKARTH GLAÚCIA S. NUNES

THAYLA CRISTINA V. LOPES

São Bernardo

2014

1 INTRODUÇÃO

O Grupo 16 (6A) é conhecido por grupo dos Calcogênios ou elementos formadores de minérios, pois inúmeros minérios são óxidos ou sulfetos de metais, é formado pelo oxigênio, enxofre, selênio, telúrio e polônio. Todos os elementos deste grupo são não-metais, o polônio é o único deles que é um semi-metal, além de ser radioativo com tempo de vida curto. Eles são caracterizados pela configuração eletrônica s2 p4 da sua camada de valência (tendo assim, 6 elétrons nessa camada); formam compostos com metais e com hidrogênio quando o número de oxidação é -2.

2 PROPRIEDADES GERAIS

O oxigênio é um elemento muito importante na química inorgânica, visto que reage com quase todos os elementos. Na sua forma molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado líquido e sólido), insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel em água. Ele constitui 46,6% em peso da crosta terrestre, sendo o principal constituinte dos silicatos minerais, constitui também 89% em peso das águas dos oceanos. E compõe 20% da composição da atmosfera terrestre.

S, Se e Te são moderadamente reativos e queimam formando dióxidos. Eles se combinam diretamente com a maioria dos elementos, tanto metais como não-metais, embora com menor facilidade que o oxigênio. O polônio é fortemente radioativo e tem propriedades metálicas.

3 OCORRÊNCIA E ABUNDÂNCIA

O oxigênio é o mais abundante de todos os elementos. Ele existe de forma livre como moléculas de O2. Uma outra molécula também formada por átomos de oxigênio é o ozônio (O3), cuja presença na atmosfera protege a Terra da incidência de radiação ultravioleta procedente do Sol. Nas Condições Normais de Temperatura e Pressão, o oxigênio se encontra no estado gasoso, formando moléculas biatômicas de fórmula molecular O2. Essa molécula é formada durante a fotossíntese das plantas e, posteriormente, utilizada pelos seres vivos no processo de respiração, o que faz do oxigênio fundamental para nossa vida.

O Enxofre é um não-metal insípido e inodoro, facilmente reconhecido na forma de cristais amarelos que ocorrem em diversos minerais de sulfito e sulfato, ou mesmo em sua forma pura (especialmente em regiões vulcânicas). O enxofre é um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos. É utilizado em fertilizantes, além de ser constituinte da pólvora, de medicamentos laxantes, de palitos de fósforos e de inseticidas.

O Selênio é um elemento essencial para a maioria das formas de vida. Um dos seus usos é na fabricação de células fotoelétricas. Foi descoberto em 1817 por Jöns Jacob Berzelius ao visitar uma fábrica de ácido sulfúrico.

O Telúrio amorfo pode ser obtido por precipitação de uma solução de ácido teluroso ou ácido telúrico. Entretanto, existem algumas controvérsias quanto ao fato deste telúrio ser realmente amorfo ou constituído de minúsculos cristais. O telúrio é um semicondutor do tipo que demonstra condutividade maior em determinadas direções, dependendo do alinhamento atômico.

Relacionado quimicamente ao selênio ou ao enxofre, a condutividade do telúrio aumenta ligeiramente quando exposto a luz. Pode ser dopado com cobre, ouro, prata, estanho ou outros metais. O telúrio, quando queimado em presença do ar , produz uma chama azul esverdeada, e forma o dióxido de telúrio (TeO2) como produto. Quando fundido, o telúrio tem a capacidade de corroer o cobre, o ferro e o aço inoxidável.

O polônio à temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. Quando misturado ou em liga com o berílio pode ser empregado como uma fonte de nêutrons. Ele foi descoberto por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com