TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Gastos são Subdivididos Em: Gastos Financeiros E Gastos Por Consumo. É Correto Afirmar Sobre Gastos Financeiros

Exames: Os Gastos são Subdivididos Em: Gastos Financeiros E Gastos Por Consumo. É Correto Afirmar Sobre Gastos Financeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  4.252 Palavras (18 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2.0 - CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO........................................................................................................4

2.1 – ORÇAMENTO MESTRE E A SUA VISÃO........................................................................................................................8

2.2 – ORÇAMENTO OPERACIONAL FINANCEIRO............................................................................................................10

2.3- A IMPORTÂNCIA DA TRIBUTAÇÃO PARA O ORÇAMENTO OPERACIONAL......................................................................................................11

2.4- AS DEMONSTRAÇÃO CONTABEIS E SUAS CONTRIBUIÇOES PARA O ORÇAMENTO.......................................................................................................15

2.5-A CONTRIBUIÇÃO DOS METODOS QUANTITATIVOS NO ACOMPANHAMENTO DO ORÇAMENTO VERSUS REALIZADO.......................................................................................................19

3. CONCLUSÃO.................................................................................................20

4. REFERENCIA..................................................................................................21

INTRODUÇÃO

No atual cenário econômico, as empresas devem estar atentas a todos os fatos que ocorrem no mundo corporativo, devem procurar uma forma de gestão que auxiliem a tomada de decisão.

O orçamento empresarial é uma das peças fundamentais que as

organizações devem realizar, visto que, uma projeção resulta na expectativa de resultados positivos com relação ao mercado em que atua.

Ao utilizar o orçamento, a empresa terá resultados impactantes, pois suas bases estão diretamente ligadas às raízes da contabilidade, portanto, sem o auxilio das informações contábeis, não conseguirá realizar seu orçamento.

Para que se possa utilizar desta ferramenta, é essencial que as organizações tenham uma estrutura compatível, ou seja, um sistema de informações integrado com todos os departamentos da empresa e de pessoas dedicadas para esse objetivo. O orçamento como ferramenta de gestão, as organizações conseguem elaborar estratégias de vendas, projetar metas de resultado, fazer orçamento de compras, controlar periodicamente suas despesas, controlar seu fluxo de caixa e traçar metas futuras, percebe-se que é extremante fundamental utilizar esta ferramenta. Segundo Zdanowicz (1984), no processo da implantação do orçamento empresarial, os gestores devem elaborar um programa com os passos a serem seguidos, com normas e procedimentos, para que se simplifique o processo. Assim com um conjunto de tarefas sendo executadas, irão alimentar as peças do orçamento.

2 – Conceitos de Orçamento e sua importância na organização

A) Conceitos de orçamento.

O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.

O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa ou família.

Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.

Para sua melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações. Também são os planos de curto prazo um ano, baseados nas estruturas empresariais existentes ou já programados, obedecendo às estrutura informacional contábil.

b) As vantagens do orçamento para a organização.

São inúmeras as vantagens do orçamento. As principais podem ser, compele os administradores a pensar adiante por meio da formalização de suas responsabilidades no orçamento, fornece expectativas definidas, que representam a melhor estrutura para o julgamento do desempenho subsequente, ajuda os administradores na coordenação de seus esforços, de tal forma que os objetivos da organização como um todo são confrontados com os objetivos de suas partes.

Fundamentalmente, o sistema orçamentário implica na utilização de técnicas e procedimentos contábeis aplicados antecipadamente aos fatos decorrentes de planos, políticas e metas para a consecução de um resultado desejado. Portanto, ao final do processo, são obtidos os demonstrativos financeiros preparados sob condições, de premissas que se espera que aconteçam durante o período.

c) Citar os principais tipos de Orçamento.

Os tipos de Orçamento são: orçamento ajustado ou forecast, orçamento flexível, orçamento contínuo ou rolling, orçamento base zero (OBZ) e Balanced Scorecard (BSC) e gestão custo por atividades (ABM/ABC), Beyond budgeting e controle matricial e de tendências.

1.Orçamento estatístico.

Objetivo: É focada nos resultados de um único plano, uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Esse tipo de orçamento não se ajusta a mudanças.

Aplicabilidade: Funções administrativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com