TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Movimentos Sociais

Por:   •  9/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Os movimentos sociais se construíram no decorrer da história com objetivo de lutar por mudanças sejam elas, culturais, ideológicas de raça ou gênero. Pode-se observar como o engajamento de movimentos mudam e continuam a mudar diversos grupos em diversas demandas sociais. Pode-se afirmar que os movimentos sociais se formam por múltiplas características uma delas é a questão cultural, para um movimento social conseguir se articular os membros devem partilhar algo em comum para que estes sejam e tenham algo para lutar. Outra característica de suma importância dentro de um movimento social é a questão de ideologia, de fato a ideologia em um movimento social assim como sua cultura tente a ser um ponto de ligação para um determinado movimento pois dentro da esfera do movimento seus valores e questão de luta são os principais fatores para a mobilização de classes para uma determinada mudança social. Questões de identidade são de fato um dos principais fatores para a união de diversas pessoas em busca de algo concreto para se destacarem.

Muitos movimentos se destacam por serem revolucionários ou reformistas, revolucionários são aqueles que trazem algo novo, uma mudança intrica para a vivencia, as reformistas são de cunho apaziguador que agem aos poucos para luta ser constante e transformadora. A vivencia de classes de muitas pessoas é um elo que as unem para compartilharem suas dores e lutar por espaços cada vez mais pertinentes, pode-se observar como a luta se faz presente na vida de homens e mulheres no decorrer do tempo. Onde vivemos e quem somos como individuais nos espelha como social, isso demonstra a união e o poder da massa contra o estado e as desigualdades existentes e pertinentes sejam elas apoiadas pelo regime capitalista ou por questão de raça e gênero. A múltiplas expressões da questão social estão presentes para fundamentar os pilares de um movimento social. Deve-se observar em que momento essa união transcende a um pensamento para a mobilização e a questão de mudança.

Para o movimento ganhar forma o mesmo precisa partilhar de pilares já citados como cultura, ideologia, questões do cotidiano e acima de tudo questões de identidade, pois sem a identificação com o movimento os seus atores não terão pulso e força para lutar contra as mazelas da opressão e o baque diário para o enfrentamento pois lutar e “militar” não é algo fácil, é se doar de corpo e alma e compreender que não é uma luta individual mas sim de um corpo com vários desconhecidos para um bem comum, sejam as mulheres por questão de igualdade e sobrevivência, lgbt´s por questão de reconhecimento e a luta contra a homofobia e outras pautas pertinentes dentro do movimento, pretos e pretas contra o racismo pertinente configurado dentro da sociedade brasileira e a mundial. São inúmeros movimentos que dentro dos mesmos se configuram em outras pautas para luta.

Outra característica pertinente nos movimentos sociais é a sua fragmentação, pois os mesmos são subdivididos por interesses de luta que são diferentes para muitas categorias, isso em muitas situações gera enfraquecimento. Mas a partir do momento que os movimentos se unem os mesmos causam impactos estrondosos perante a sociedade podemos usar como exemplo na década de 80 onde os movimentos se uniram para derrubar a ditadura militar, mulheres, igreja, estudantes, OAB, partidos políticos e entre outros unidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com