TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Movimentos Sociais

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

        

Serviço Social

Polo Padrão

                                                             

Diego da Silva Antunes 374139

Helena Oliveira da Silva 304749

Sueli Figueiredo              395416

Atividade Prática Supervisionada da Disciplina de

Movimentos Sociais

Campo Grande/MS

Maio/2015

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo trazer ä tona, reflexões acerca do processo vivenciados pelos movimentos sociais, sobretudo nas ultimas décadas . sabe-se que os movimentos sociais se constituíram em elementos de grandes relevâncias na historia das conquistas sociais do Brasil.Movimento social é uma expressão técnica, usada para denominar organizações estruturadas com a finalidade de criar formas de associação entre pessoas e entidades que tenham interesses em comum, para a defesa ou promoção de certos objetivos perante a sociedade. Os movimentos sociais se qualificam por serem movimentos de segmentos excluídos , usualmente pertencentes as camadas populares. Os movimentos sociais são manifestações de caráter popular, cuja ação social é orientada a fim e obter transformações políticas e econômicas.Os sentidos de justiça social,igualdade,cidadania,emancipação e direitos passam a dar a outras categorias como capital social,inclusão social,reconhecimento social,responsabilidade e sustentabilidade entre outros. Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social e constroem propostas.Eles podem defender e reivindicar sobre diversos aspectos e diversas formas. No país são conhecidas várias lutas que os movimentos sociais vêm travando através dos anos, urbanas ou rurais, essas reivindicações são mobilizadas pela constatação de injustiças e de negligência dos direitos dos cidadãos.

No novo século,novos personagens entram em cena quando se promove a discurcao acerca dos movimentos sociais: como o movimento em defesa das etnias, como o caso do movimento negro e seu emblemático debate  acerca das cotas nas universidades,os do  movimentos gays com interesses específicos na defesa da legalização da união homo afetiva , dentre outros.Os sentidos de justiça social,igualdade ,cidadania ,emancipação  e direitos passam a dar lugar a outras categorias como capital social.inclusão social,reconhecimento social ,empoderamento da comunidade, auto estima entre outros.

Os movimentos sociais perdem espaço de ação e autenticidade no âmbito de suas reivindicações conforme Gonh (p.20)

“enquanto a sociedade nao resolver seus problemas básicos de desigualdades,sociais ,opressão e inclusão,haverá luta, haverá movimentos...e haverá teorias para explica-los.”

As ONGs como instrumento de mediação entre coletivos organizados eo sistema de poder governamental e também entre os grupos privados e instituições não governamentais, cujo objetivo maior e a oferta de serviço , cujo esforço estatal e do capital não conseguiu  edificar o alcance  e resolutividade necessários . via  de regra fortalecem-se  políticas  de apoio a Ec segundo Gohn , fortalece  o local  via políticas locais de geração de renda empreendimentos  de economias solidarias nos seus mais diversos tipos e segmentos

Por meio de uma pesquisa minuciosa , Maria da Graça Gohn  buscou analisar em diferentes tempos os acontecimentos e destaques  fos movimentos sociais , trazendo uma trajetoia do pasado e presente e suas significações . conceitos formais e informais de cidadani  e a formação  dos cristão críticos  e conscientes , assim como os acontecimentos nos movimentos sociais numa  visao  educacional, enfatizando a cidadania como parte  de um processo par transformar uma sociedade , e junto a esse processo aparecem diversas abordagens teóricas e  metodológicas . Os movimentos sociais ditaram leis e projetos institucionais,lutas por espaços  democráticos junto aos órgãos públicos , questão muilticulturais ,direitos sociais,econômicos e culturais ,também reivindicaram melhores condições de vida , de trabalho na cidade e no campo, acesso e condições para a moradia , saúde , transporte , alimentação , emprego,salári e lazer.

     [pic 2]

            Instituto nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA/MS (foto: Márcio R..C.Souza)

Os indivíduos não proprietários passaram a serem  sujeitos de direitos  , livres e capazes  de modificar sua realidade , fazendo-se, prtanto uma movimentação  educativa e de cidadania. Após a consolidação do Capitalismo , as lutas sociais deixam de ser apenas pela subsistência e surgem concepções alternativas de direitos. Aos populares a educação visava mão de obraqualificada , aprendizados mínimo ,tornando-os passivos distantes de serem politios,quanto aos dirigentes reforçava-s.Desta forma o conceito de  cidadania passa a se descaracterizar de sua concepção original.Em  linhas gerais , o conceito de movimento social se refere a ação coletiva de um grupo organizado  que alcançar mudanças sociais por meio do empate político conforme  seus valores e ideologia  dentro de uma  determinada sociedade e de um contexto especifico  permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade  hostil a certo grupo ou classe social.Seja a luta por um idela, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como lalgo  impeditivo da realização dos anceios deste movimento, esta ultimo constrói uma identidae  para a luta  e defeesa de seus interesses.

Os movimentos  sociais se qualificam por serem movimentos de segmrntos excluídos , usualmente pertecentes às camadas populares : se constituem  em movimentos  de luta  por melhores condições de vida e de trabalho, no meio urbano ou rural, destacando-se aqui o exemplo dos Movimento do Sem Teto  e Moviemnto do Sem terra: são movimentos globalizantes como exemplo do Forum Social Mundia.

[pic 3]        [pic 4]

A musica tem uma linguagem simples clara e e fala da indignação  política social , uma forma de expressão que levou  vários grupos  através da musica passa a sociedade um jeito ES novo de movimento  que toda uma população tem acesso . Os jovens também geram inúmeras movimentos culturais usando a musica focando  temas de protestos . como exemplo disso temos: o rep, punk ,cultura de rua  como break , grafite  tem mobilizado mais os jovens nos movimentos sociais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (107.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com