TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os valores de cada resistor por meio da codificação de cores

Projeto de pesquisa: Os valores de cada resistor por meio da codificação de cores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Resistores são muito utilizados em eletrônica e tem a finalidade de limitar corrente elétrica em um circuito. É de extrema importância saber os seus valores (resistências) que são dados em Ohms. Nesse experimento foi feito a medição nominal baseada no código de cores e posteriormente a medição utilizando o multímetro para saber se as resistências estão dentro das tolerâncias estabelecidas.

PALAVRAS-CHAVE: Resistores, Medição, Multímetro.

INTRODUÇÃO

Os resistores são utilizados para limitar a corrente elétrica de um circuito por meio de seu material transformando energia elétrica em térmica através do efeito joule. “Um resistor é um dispositivo cuja resistência ao fluxo da corrente tem um valor conhecido e bem determinado. A resistência é medida em ohms e é representada pelo símbolo R nas equações.” [1].

Os resistores podem ser classificados em fixos e variáveis. Os fixos possuem um único valor de resistência. Há três tipos de resistores fixos, dentre quais os principais são os de filme de carbono e, os de fio enrolado. Os resistores de filme de carbono são cilindros de porcelana recobertos por um filme (película) de carbono. Sua resistência é obtida quando se forma um sulco, transformando a película em uma fita helicoidal e o valor dela pode variar dependendo da espessura do filme ou a largura da fita. O seu valor nominal e tolerância são encontrados devido ao código de cores no seu revestimento, que são feitos por resinas protetoras. Enquanto que os resistores de fio enrolado são formados de tubos cerâmicos que servem de suporte para enrolar um determinado comprimento de fio, de liga especial, a fim de obter a resistência desejada, eles são encontrados com valores de resistências desde alguns ohms até quilo-ohms. Suas especificações estão em seu próprio corpo e eles são aplicados onde se exigem altos valores de potência, acima de 5W . [2]

Também existe o resistor de filme metálico que tem suas estrutura idêntica à de filme de carbono e será usado no experimento.

O objetivo desse experimento é ler o valor nominal de cada resistor por meio do código de cores e também utilizar o multímetro para medidas da resistência elétrica. A maneira de medir a resistência elétrica dos resistores é através do ohmímetro, que juntamente com o voltímetro e o amperímetro, constituem o multímetro ou multiteste.

A equação (1) será utilizada para calcular o desvio percentual das resistências calculadas e medidas.

∆R%= (| Vn-Vm| )/Vn .100 (1)

Sendo ∆R% o desvio percentual, Vn o valor nominal e Vm o valor medido.

MATERIAIS E MÉTODOS

Resistor de Filme Metálico: constitui-se de um cilindro de porcelana recoberto por uma película de liga metálica (níquel-cromo). Ele obtém valores mais precisos de tolerância, entre 1% e 2%. Na película é impresso um código de cores que é visto na Figura 1.3:

É simples a leitura do código, por exemplo, se o resistor possuir as cores nessa ordem: ouro, verde, azul, verde, significa um valor de 56*10^5 = 5,6 M Ω e uma tolerância de ±5%.

Figura 3.1 – Código de cores.

Observação: A ausência da faixa de tolerância indica que esta é de ± 20%.

A especificação de potências com dimensões em tamanho real são mostradas na Figura 3.2:

Figura 3.2 – Resistores de película de carbono em tamanho real.

Na figura 3.3 encontram-se os valores padronizados para resistores de película:

Figura 3.3 – Valores padronizados para resistores de película.

Na figura 3.4 está a configuração de um ohmímetro de modelo padrão, que será utilizado no desenvolvimento teórico da habilidade de leitura de suas escalas. Neste existe uma chave seletora em que encontramos as posições x1, x10, x100, x1K, o que significa que se deve multiplicar os valores obtidos por, respectivamente, 1, 10, 100, 1000, obtendo o resultado em ohms(Ω). Utilizou-se o multímetro no experimento, que possui a mesma função e forma de utilização do ohmímetro.

Figura 3.4 – Ohmímetro padrão.

Sendo assim, com o multímetro, ilustrado pela figura 3.5, foram aferidas as resistências dos resistores, sendo que para cada valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com