TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteologia e Mitologia

Tese: Osteologia e Mitologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade de Enfermagem

1º semestre

Guia de estudos de anatomia

Osteologia e Miologia

Disciplina: Anatomia

Docente: Fabrício

Discentes:

Marina Barbier Santos RA

Marcia RA

Rita RA

Eleonora

Alexandra

Pelotas, 03 de dezembro de 2012

Osteologia

Estrutura Óssea:

O osso é um tipo de tecido conectivo forte como o aço, mas leve como o alumínio. Ele é composto de células especializadas e fibras de proteína. Nem imóvel nem morto, o osso se decompõe e se reconstrói constantemente. Cada osso ajusta seu tamanho e formato durante o processo de crescimento, após uma lesão e em resposta à tensão

Ossos da Cabeça:

Dois conjuntos de ossos constituem o crânio. O conjunto superior de oito ossos forma o neurocrânio. Tem o formato de domo e encerra e protege o encéfalo. Os outros 14 ossos formam o viscerocrânio – o esqueleto da face. Durante o crescimento, 21 dos 22 ossos se tornam fortemente fundidos nas tênues linhas articulares, denominadas suturas. A mandíbula permanece livre e é ligada ao resto do crânio pelas duas articulações têmporo-mandibulares.

FRONTAL:

O osso frontal é um osso largo ou chato, situado para frente e para cima e apresenta duas porções: uma vertical, a escama, e uma horizontal, os tetos das cavidades orbitais e nasais.

Acidentes anatômicos: borda supra-orbitária, arco superciliar, tuberosidade frontal, espinha nasal e processos zigomático

Osso Parietal:

O parietal forma o teto do crânio. Osso par, chato e apresenta 2 faces, 4 bordas e 4 ângulos.

Osso Temporal:

É um osso par, muito complexo, é importante porque no seu interior encontra-se o aparelho auditivo. Divide-se em 3 partes: Escamosa, Timpânica e Petrosa.

Acidentes Anatômicos: processo zigomático, processo estilóide, fossa e tubérculos, mandibulares meato acústico interno e externo, e canal carotídeo.

Osso Esfenóide:

O esfenóide é um osso impar e médio onde está encravado como uma cunha entre os ossos que o rodeiam.nele se distingue várias partes: o corpo, duas asas maiores, duas asas menores e duas apófises denominadas pterigóides. No corpo do esfenóide existe uma escavação chamada sela turca ou fossa pituitária onde se aloja uma importante glândula conhecida com o nome de hipófise.

Acidentes Anatômicos: processos chinóides anterior e posterior, fossa hipofisiária, forame redondo, forame oval e canal óptico.

Osso Etmóide:

É um osso ímpar e mediano, situado na linha média do crânio, pertence à categoria dos ossos irregulares.

Osso Occipital:

É um osso impar situado na parte posterior e inferior do crânio. Em sua porção inferior há uma grande abertura denominada Forame Magno, que dá passagem à continuação caudal do encéfalo. Há uma protuberância externa que são os côndilos, que se articulam com a primeira vértebra cervical e ainda apresentam uma porção bacilar que se articula com o esfenóide.

Acidentes Anatômicos: canal do nervo hipoglosso e protuberância occipital interna.

Ossos da face:

Maxila

É um osso plano e irregular. Forma quatro cavidades: o tecto da cavidade bucal, o soalho e a parede lateral do nariz, o soalho da órbita e o seio maxilar, Cada osso spresenta um corpo e quatro processos.

Palatino

Osso par constitui-se de duas partes: uma lâmina horizontal e uma lâmina perpendicular.

Lâmina horizontal: ambas as lâminas unem-se para formar o terço posterior do palato ósseo.

Lâmina perpendicular: fecha o hiato maxilar e participa com a face nasal da construção da parede nasal lateral. Uma parte reduzida deste osso participa da formação da cavidade orbitária.

.

Zigomático

Zigomático: eminência triangular e áspera localizada no ângulo de separação das faces anterior, infratemporal e orbital. Alveolar - cavidades profundas para recepção dos dentes

Nasal

Nasal são pares que se articulam entre si no plano mediano, formam o esqueleto ósseo do dorso do nariz.

Vômer

Vômer é um dos ossos ímpares, pequeno que esta situado na parte inferior do crânio, onde se articula com o osso esfenóide, osso etmóide, ossos palatinos esquerdo e direito e os ossos maxilares esquerdo e direito.

Mandíbula

É um osso ímpar que contém a arcada dentária inferior. Consiste de uma porção horizontal, o corpo, e duas porções perpendiculares, os ramos, que se unem ao corpo em um ângulo quase reto.

Osso do Pescoço

Osso do pescoço é um osso pequeno em forma de ferradura, ímpar e se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com