TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osvaldo Pinto

Exames: Osvaldo Pinto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1 Passo 01

Conceito introdutório de estatística descritiva

Estatística é a ciência que coleta, organiza , analisa e interpreta dados para a tomada de decisões, é através dela que temos informações essências para o nosso dia a dia, através dela que podemos observar o quanto a nossa população está crescendo, como está a mão de obra em nossa região e como está a qualidade de vida em nossos pais. Essas informações são retiradas através de coletas de dados, que vem de informações observações contagens medições ou respostas, dentro da estatística existem dois tipos de conjuntos de dados que são eles chamados de população e amostra. Uma população é uma coleção de todos os resultados, respostas medições ou contagens que são de interesse, já uma amostra é um subgrupo de uma população.

A estatística vem da antiga babilônia no Egito, onde eles coletavam informações relacionadas ao estado tais eles como nascimentos e óbitos mais tarde o Império Romano passou a utilizar esse método também, a palavra estática é derivada da palavra latina status que significa estado.

Dentro da estatística temos a estatística descritiva, sendo que o seu objetivo básico é sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo que se tenha uma visão global da variação desses valores, que organiza e descreve os dados de três maneiras, que são elas por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas..

Através dos dados temos os quantitativos que estabelece padrões de comportamento que possam ser medidos através de números, temos também os qualitativos que estabelece padrões de comportamento verificados através de fatos observáveis.

Através da estatística descritiva temos a distribuição de freqüência, que podemos organizar os dados em classes de ocorrências ou não segundas suas respectivas freqüências absolutas, em alguns casos há também o interesse de se apresentar os dados em freqüências relativas ou acumuladas.

Temos também gráfico de diagrama de pontos que é usado para se comparar dois ou mais conjuntos de dados no mesmo diagrama, quando temos muitas informações colhidas através de dados temos o diagrama de ramos e folhas que serve para organizar as informações através de ordem crescente ou decrescente para se organizar as informações, mais claras e possíveis . Temos também o gráfico de histograma é uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de freqüência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.

A importância da estatística nas empresas

O uso de estatística é necessário para à obtenção dos resultados visados pelas organizações, e não somente para medir os avanços rumo a esses resultados,os dados estatísticos são importantes para o início o desenvolvimento e manutenção das organizações, pois não somente monitoram o progresso como também contribuem para a obtenção dos resultados medidos pelas estatísticas, com o mercado hoje muito exigente temos que ter hoje o máximos de informações possíveis para nos auxiliar diretamente nas tomadas de decisões que são essenciais dentro de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com