TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTICIPAÇÃO

Seminário: PARTICIPAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Seminário  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

PARTICIPAÇÃO - Participar é um dos traços mais fortes em nossa realidade contemporânea; "Participação significa corresponsabilização. Participação corresponde, assim, à produtividade, o que pressupõe visão de liderança e sua prática. Há o clima participativo, mas é preciso criar a cultura da participação para que se consiga sinergia, espírito de equipe, liderança democrática e gestão participativa. A motivação em contribuir é a mola propulsora da ação inteligente e realizadora que é a da Participação. "Só com participação há cooperação espontânea, identificação com a causa, gosto por pertencer e realizar.

FATORES ORGANIZACIONAIS QUE INIBEM A PARTICIPAÇÃO - Há fatores organizacionais que inibem a participação como, por exemplo: Organizações obsessivamente centradas em Resultados; Organizações culturalmente autocratas e paternalistas nas quais até políticas avançadas de salários e benefícios servem para a acomodação "Você terá tudo o que quer desde que obedeça sem discussão"; Organizações que no discurso incentivam suas gerências a formar equipes participativas mas que, ao avaliar os gerentes, só premiam números e metas e nunca a performance por liderar equipes e obter sinergia; Organizações verticalizadas nas quais a rígida hierarquização entende participação como indisciplina.

GERENTE RENOVADO - O gerente renovado é o líder ético, o educador e o empreendedor. Líder ético, porque liderará pessoas e não coisas; educador, pois transmitirá valores atitudes e orientará ações visando a objetivos comuns; empreendedor, pois sendo líder ético e educador, o gerente terá compromisso com a transformação de anseios e oportunidade em realidade, portanto, será também empreendedor. O líder ético-gerencial é participativo e motivador: informa, educa, delega, estimula a competição criativa, utiliza a negociação para tomar decisões que se tornam corresponsabilizadoras; além disso, obtém resultados por consentimento e por consenso.

ÁREAS DE FORMAÇÃO DE GERÊNCIA-LIDER - As áreas de formação desejáveis à gerência-líder são: Postura ética; Pensamento estratégico; Atitude gerencial participativa; Concepção do gerente como educador/líder; Habilidade de negociar; Capacidade de delegar autoridade; Habilidade de avaliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com