TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de marketing como forma de demonstrar todos os processos administrativos e sociais nos quais uma empresa participa

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos básicos de marketing como forma de demonstrar todos os processos administrativos e sociais nos quais uma empresa participa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS ................................................ 04

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO.............................................................................05

2.3 FONTES DE RECURSOS ..........................................................................................06

2.4 ANÁLISE DE MERCADO..................................... .................................................. 06

2.5 DEMANDA OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO ....................................... 06

2.6 ESTRUTURA DE MERCADO ............................................................................. 08

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL ................................................................................... 09

3 CONCLUSÃO...................................................................................................... 11

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 12

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho tentaremos demonstrar a importância que vem tendo, cada vez mais, a necessidade de uma análise em todo um contexto de uma empresa e não apenas a determinados ramos. Para tanto, iremos discorrer sobre alguns principais conceitos mercadológicos como forma de demonstrar todo processo administrativo e social em que uma entidade esta envolvida.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Os primeiros estudos sobre organizações datam do início do século XX com as obras de Frederick Winslow Taylor (1856-1915) e Henry Fayol (1841-1925). Sendo Fayol o fundador da Teoria Clássica da Administração. Para Fayol, a organização teria de ser visualizada de cima para baixo e do todo para as partes (CHIAVENATO, 2004).

Fayol propôs em seus estudos quatro funções administrativas que envolveriam a organização com a finalidade de alcançar a eficiência e eficácia por meio da administração constituindo o processo administrativo. São elas: planejamento, controle, organização e direção.

A função de planejamento

Considerada como a primeira função administrativa em função de da forma que envolve a solução de problemas e a tomada de decisões não só quanto às alternativas futuras, mas também às alternativas do presente (CHIAVENATO, 2004). O planejamento está diretamente envolvido em todo o ciclo operacional da organização, desde o levantamento de informações, da análise e interpretação dessas informações até a tomada de decisões.

A função de controle

Função esta diretamente ligada a de planejamento, sendo que avalia as realizações contidas no planejamento com o objetivo de mensurar, monitorar e acompanhar o sucesso ou fracasso de suas atividades.

A função de organizar

Como o próprio nome diz, busca organizar os métodos apropriados para melhor dispor recursos necessários ao alcance dos objetivos e metas da organização de acordo com o plano estratégico. Nas palavras de Montana e Charnov (2000): “se não soubermos para onde estamos indo, não saberemos como nos organizar para chegar lá”.

A função de direção

Para que todas as outras funções funcionem faz-se necessário que a função de direção entre em cena, como um direcionador das atividades dos membros da organização nos rumos adequados para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais de seus membros.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

A Resolução CFC Nº 750/93, em seu artigo 4º, define bem o Patrimônio:

“4º. O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição”.

Os Patrimonialistas defendem que o patrimônio é uma grandeza real que se transforma com o desenvolvimento das atividades econômicas. Devendo ser considerado sob dois aspectos:

O estático: que permite o conhecimento da situação patrimonial da empresa ou instituição num determinado momento;

O dinâmico: que permite estudar as variações provocadas pelos fatos administrativos gerando aumento ou diminuição da situação patrimonial.

Um dos grandes estudiosos do Patrimonialismo foi Vicenzo Masi.

As idéias de Masi apresentaram uma nova evolução da contabilidade, uma neo-revolução científica da sua forma de pensar, já antes, consagrada por Coffy e Francesco Villa; o mestre Masi apresentou o caráter da contabilidade voltado para o patrimonial, desta maneira, designou o objeto da contabilidade como o patrimônio das aziendas e lhe garantiu os modos de pensar e agir, comuns a esta ciência igual a qualquer outra de cunho relevante, disciplinar e superior.

2.3 FONTES DE RECURSOS

São duas fontes onde uma entidade pode buscar recursos:

Acionistas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com