TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA ACADÊMICA EM TEORIA DA CONTABILIDADE: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE ÁREAS DE ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS

Casos: PESQUISA ACADÊMICA EM TEORIA DA CONTABILIDADE: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE ÁREAS DE ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 9

PESQUISA ACADÊMICA EM TEORIA DA CONTABILIDADE: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE ÁREAS DE ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS

Marlene Xavier Santos

Roberta Amanda Silva de Deus

RESUMO

O presente artigo tem com objetivo aumentar o conhecimento dos pesquisadores acadêmicos sobre a teoria contábil, seus campos de atuações e as perspectivas dos contabilistas. As informações contidas neste artigo foram obtidas através de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos. O ramo da contabilidade é excelente, pois são varias profissões que você pode exercer e tem um leque enorme de escolhas. A maneira de entender contabilidade e que ela estuda o patrimônio de acordo com sua realidade preocupando com a eficácia, com isso enfatiza a importância na formação de pesquisadores no desenvolvimento da área contábil.

Palavra- Chave: Contabilidade, área de atuação, perspectiva do contador.

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade existe desde os primordiais da civilização, onde o homem teve necessidade de controlar seus bens. A partir de então a contabilidade que era não sistematizada, foi evoluindo, adquirindo normas ate passar a ser vista como uma ciência que é aplicada em diversos estilos e modalidades.

A contabilidade como ciências tem crescido muito nos últimos anos, pode ver uma evolução continua, pois ela tem que acompanhar as várias mudanças econômicas e sociais. Assim como afirma Hilário Franco:

A complexidade do ambiente de negócios requer do profissional contábil ampliação constante de seus conhecimentos. Os usuários esperam uma nova aragem de competência o que somente pode acontecer por meio de alguma forma de especialização profissional. IFAC (1992 apud HILARIO, 1999, p. 101).

Atualmente há uma grande motivação aos cientistas pesquisadores, como programas de especialização oferecidos pelo governo.

O profissional contábil tem uma área de atuação muito ampla.

A profissão contábil tem suprido de mão-de-obra especializada e qualificada os administradores de empresas, como gerentes, empregados e consultores. Muitos contadores atuam com profissionais independentes, prestando serviços de consultoria aos governos e a comunidade empresarial. Para isso, eles precisam ser profissionais completos, com conhecimentos atualizados, para enfrentar o presente desafio dos negócios. Chitale (1992 apud HILARIO, 1999, P. 86)

A contabilidade evolui juntamente com a sociedade, com isso “O contador tornou-se um consultor profissional confiável, cujo aconselhamento é solicitado para ampla gama de assuntos. Para ser bem-sucedidos, contudo, os contadores precisam, atualmente, ser treinados de forma diferente. [...]” Grupo de trabalho1.3 (1997 apud HILARIO, 1999, p.82). Pois o mundo esta em constantes mutações como a globalização das empresas, também há uma constante preocupação com a evolução tecnológica da informação entre outras mudanças. Essas evoluções mostram o quanto precisa assegurar a forma que os pesquisadores/contadores precisam ser educados e treinados.

Nas condições descritas acima temos como foco de pesquisa neste artigo, as seguintes perguntas orientadora: O que é Ciências Contábeis? Quais as principais áreas de atuação? Quais as perspectiva do pesquisador/ contador?

O presente artigo tem com objetivo aumentar o conhecimento dos pesquisadores acadêmicos sobre a teoria contábil, seus campos de atuações e as perspectivas dos contabilistas.

2 MÉTODOS E MATERIAS

A metodologia usada neste artigo foi baseada em uma ampla revisão de literatura utilizando pesquisa bibliográfica em livros e periódicos. Tendo como foco conceituar contabilidade, demonstrar suas áreas de atuação e conferir as perspectivas dos profissionais contabilistas. Foram usados vários livros e informações diferentes, para que pudessem ser realizado com objetividade e clareza.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 O que é ciências contábeis?

O conhecimento contábil vem sendo praticado desde antes da civilização do homem. Quando surgiu a necessidade de estocar seus alimentos para uso, eles usavam desenhos e riscos em grutas para quantificá-los e qualificá-los, o que eram denominados inscrições patrimoniais.

Vale mencionar que os registros simples (que era registrado os bens de um individuo) passaram a ser insuficiente, com o surgimento das transações entre mercado, indústrias. Houve a necessidade de controlar essas operações, onde surgiram os registros duplos da contabilidade (transações feitas entrem entrada e saída de mercadoria).

“A teoria é um enriquecimento intelectual de um conhecimento que o eleva de simples percepção ou pratica à generalidade objetiva, raciocinada, sistematizada, valorizada”. (SÁ, 2008, p.29). Para se construir uma ciência é preciso que se construam teorias e não é diferente na contabilidade. Existem varias teorias sobre o que é ciências contábeis, tentando colocá-la como verdade, de explicar o porquê de sua existência. Para o brilhante Antonio Lopes de Sá, foi adequado dizer que “Contabilidade é a ciência que estuda fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais”. (SÀ, 2008, p.46).

Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta todos os fatos ocorridos dentro de uma empresa, além de controlar todo o patrimônio da empresa. É uma a área que cuida das contas da empresa, por meio do registro e tendo todo controle de informações para tomada de decisões.

É a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda, controla e interpretar os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediantes o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. Franco (apud RIBEIRO, 2002, p.33)

As condições colocadas para definir contabilidade é muito ampla, porem com um só objetivo, tornando-a bem restrita.

3.2 Principais áreas de atuação da Ciência Contábil.

A área contábil é muito vasta em relação a oportunidades e campos de atuação, onde o contabilista pode se especializar e exercer diversas funções. Os privilégios dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com