TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE OPERAÇÕES Sabor & Cia

Tese: PLANO DE OPERAÇÕES Sabor & Cia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Tese  •  9.454 Palavras (38 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 38

6 PLANO DE OPERAÇÕES

6.1 LOCALIZAÇÃO E INSTALAÇÕES

A “Sabor&Cia” será situada à Rua Duque de Caxias, 664, no bairro Interlagos, no município de Linhares/ES.

Para a seleção do ponto foi realizado um levantamento em alguns bairros do município, e os que se apresentaram mais atrativos foram o Centro, o bairro da Conceição e o bairro Interlagos.

Figura 11 Linhares – Foto Aérea

O Centro seria um excelente local para a implantação, devido ao grande fluxo de pessoas, o que contribuiria para tornar a marca conhecida mais rapidamente, além de contribuir para as vendas. Porém existem grandes entraves para a implantação nesse local, como por exemplo: dificuldades quanto à disponibilidade, preço, dimensões e localização dos pontos. Os pontos com boa localização, em esquinas, próximos aos bancos e ponto de ônibus, já se encontram locados. Alguns foram encontrados, mas estão localizados fora das rotas de grande fluxo de pessoas e suas dimensões, ou são muito pequenos, sem espaço suficiente para comportar toda a estrutura da empresa, ou são muito grandes, com espaço excessivo que se tornaria ocioso. Outro agravante é o preço cobrado pela locação dos imóveis, que é muito alto, devido ao superinflacionamento do mercado imobiliário linharense.

Figura 12 Centro - Rua João Felipe Calmon

No bairro da Conceição foram encontrados bons pontos que seriam adequados à implantação da “Sabor&Cia”, com dimensões suficientes e preços de locação bem razoáveis. Contudo, o fluxo de pessoas é pouco intenso, fato que poderá impactar negativamente no volume de vendas no varejo.

O bairro Interlagos é o maior e mais populoso do município, englobando os bairros Interlagos I e Interlagos II, possuindo uma população de aproximadamente 30.000 (trinta mil) habitantes segundo dados coletados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por ser um bairro com tal população, alguns empreendedores já identificaram várias oportunidades de negócios no local, principalmente no comércio varejista, tais como locadoras, supermercados, lanchonetes, farmácias, lojas de confecções, etc. Existem também várias indústrias de moveleiras de pequeno porte com algum tempo de experiência mercado e algumas escolas, com porte razoável, de ensino básico e fundamental, com população escolar na faixa etária entre os 12 (doze) e os 25 (vinte e cinco) anos, que é a principal faixa etária dos consumidores de sorvete.

Nesse bairro, o preço de locação dos pontos é bem inferior aos praticados no Centro e equivalente aos preços praticados no bairro da Conceição, além de terem sido encontrados pontos com boa localização onde se apresenta um grande fluxo de pessoas.

De acordo com as características observadas, esse bairro se configurou como a melhor opção de localização para a implantação do empreendimento.

A Rua Duque de Caxias apresenta grande fluxo de pessoas, visto que é uma das portas de entrada, no bairro, para os transeuntes que vêm do Centro e do bairro Araçá e localizam-se nessa rua o supermercado Casagrande, e várias outras empresas, tais como, padaria, lojas de confecções e farmácias, além de situar-se próximo à Praça do bairro Interlagos.

Figura 13 Ponto Sabor&Cia

A proximidade com os fornecedores é um aspecto bastante relevante para a implantação do empreendimento, uma vez que a grande maioria deles se situa no Centro da cidade, que fica a pouco mais de um quilômetro do local onde a empresa será situada, fato este que possibilita o sistema de suprimentos quase que “Just in Time”, o que ajuda a reduzir os custos de transporte de materiais e estocagem, otimizando o resultado final da empresa.

As melhorias propiciadas pelo poder público nos diversos setores de infra-estrutura e serviços podem contribuir de forma muito positiva para o desenvolvimento e crescimento das organizações.

Tomando por base essa afirmação, pôde-se constatar que, no plano específico para o bairro, não existe nenhum projeto imediato de investimentos públicos para melhorar a infra-estrutura (asfaltamento, rede de saneamento, construção e reforma de praças, etc.) ou a prestação dos serviços públicos (saúde, educação, etc.).

Contudo, no plano geral, descrito pelo planejamento estratégico do município, expresso em documento da “Agenda 21”, existe várias propostas de melhorias para toda a cidade, como, por exemplo: gestão do uso e ocupação do solo, dotando o município de legislação e estrutura para efetuar o controle efetivo sobre o processo de uso e ocupação do solo, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais, visando impedir ocupações e usos desordenados e/ou irregulares e simultaneamente criando os mecanismos para corrigir as situações problemáticas hoje existentes; Infra-Estrutura, organizando as zonas industriais e urbanas, preparando-as para receber novos empreendimentos, o trânsito moderno e organizado, com as principais rodovias intermunicipais e municipais asfaltadas, 100% dos esgotos coletados e tratados, todos os bairros, com as suas principais ruas asfaltadas e calçamento das demais, além de uma moderna rede de drenagem que irá se ramificar por todas as ruas de todos os bairros; desenvolvimento econômico, com um parque industrial moderno, articulado com uma agricultura de alta qualidade, produtividade e com um setor de comércio e serviços bem estruturado, absorvendo a mão-de-obra local, gerando mais empregos e melhor renda para o conjunto da população.

O quadro exposto apresenta um ambiente satisfatório, pois a “Sabor&Cia” também se beneficiará das propostas de melhoria para o município no plano geral, apesar de não existir nenhuma indicação de planos específicos para investimento público no bairro Interlagos.

Ainda no plano da ordenação municipal, o Plano de Desenvolvimento Urbano (PDU) não apresenta nenhuma restrição para implantação desse tipo de empreendimento nessa localidade.

No plano ambiental, a “Sabor&Cia” será passível de licenciamento no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), cujo enquadramento é realizado em conformidade com o quadro a seguir, que classifica os empreendimentos estabelecendo uma relação entre a área total, em hectares (ha), e o número total de funcionários que a empresa tem ou virá a ter.

QUADRO 1

ENQUADRAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com