TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRECISAMOS DECORAR A TABELA PERIÓDICA?

Monografias: PRECISAMOS DECORAR A TABELA PERIÓDICA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  3.634 Palavras (15 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 15

PRECISAMOS DECORAR A TABELA PERIÓDICA?

A resposta a essa pergunta com certeza é: NÃO!!!

O que precisamos, na verdade, é compreender o motivo que levou os pesquisadores a dispor os elementos ao longo de uma tabela tão irregular como a tabela periódica.

Tudo na tabela periódica tem uma explicação e é essa explicação que propomos ao desenvolver esse material.

ASSUNTOS RELEVANTES AO ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA

Diagrama de Linus Pauling

É de imprescindível importância que se saiba fazer a configuração eletrônica em ordem crescente de energia, tanto nos subníveis (s, p, d, f), quanto nos níveis/camadas de energia (K, L, M, N, O, P, Q), pois, muitas das explicações acerca da tabela periódica estão relacionadas à configuração eletrônica dos elementos químicos.

Diagrama de Linus Pauling

Configuração dos Subníveis em Ordem Crescente de Energia

1s2 < 2s2 < 2p6 < 3s2 < 3p6 < 4s2 < 3d10 < 4p6 < 5s2 < 4d10 < 5p6 < 6s2 < 4f14 < 5d10 < 6p6 < 7s2 < 5f14 < 6d10 < 7p6

Subnível Mais Energético

Ao se fazer a configuração eletrônica de um determinado elemento químico obedecendo ao Diagrama de Linus Pauling, o último subnível contendo elétrons será o mais energético, mesmo que não pertença à última camada.

Camada de Valência

A última camada de energia de um determinado elemento químico é chamada de CAMADA DE VALÊNCIA e os elétrons contidos nessa camada, de ELÉTRONS DE VALÊNCIA.

Observação: Para mais detalhes sobre esses assuntos, consulte o caderno didático 1.1.

POR QUE A TABELA É CHAMADA DE PERIÓDICA?

Periodicidade de um determinado evento nada mais é do que uma repetição em relação a um determinado parâmetro; por exemplo: um jornal é um periódico diário, pois sua edição se repete a cada 24 horas; o salário é um periódico mensal; etc.

Em 1913, o cientista inglês Henry Gwyn-Jeffreys Moseley (1887-1915) introduziu o conceito de número atômico e, utilizando esse critério, dispôs os elementos ao longo de uma tabela de forma que apresentassem características semelhantes.

Dessa forma observou-se que muitas propriedades físicas e químicas dos elementos e das substâncias simples que eles formam variam periodicamente em função de seus números atômicos. É o que veremos ao longo do nosso estudo...

OS BLOCOS DE ELEMENTOS QUÍMICOS NA TABELA PERIÓDICA

Podemos dividir os elementos químicos ao longo da tabela periódica em quatro blocos distintos, cada um representando conjuntos de elementos químicos com mesmo subnível mais energético. Observe:

Observe que todos os elementos da 1ª coluna (linha vertical - Família) terminaram a configuração eletrônica no subnível s contendo apenas 1 único elétron (s1). O número que acompanha o subnível indica em qual linha horizontal (período) o elemento se encontra. O mesmo ocorre com os elementos da 2ª coluna (família 2), porém, ao invés de concluírem a configuração em s1 a fazem em s2:

 FAMÍLIAS: são as dezoito linhas verticais. Os elementos que ocupam a mesma coluna normalmente possuem propriedades químicas semelhantes e propriedades físicas que variam gradualmente.

Em 1985 a IUPAC propôs que os grupos de elementos químicos da tabela periódica fossem numerados de 1 a 18, da esquerda para a direita. Pela classificação da Chemical Abstracts Service Group, utilizados oficialmente até 1986, seriam IA, IIA, IIIA, etc.

 PERÍODOS: São as sete linhas horizontais. Indicam o total de camadas que os elétrons dos elementos preencheram.

A mesma observação feita aos elementos do “bloco s” aplica-se aos elementos do “bloco p”, diferindo apenas no fato de esses elementos terminarem a configuração eletrônica em p.

Observação: O hélio (He) conclui a configuração eletrônica em s2 e não em p6. O motivo de ele estar na família 18 veremos adiante.

Os elementos químicos pertencentes aos blocos “s” e “p” são denominados de representativos, pois representam a formação da maioria das substância encontradas na natureza.

 Os elementos dos blocos “d” e “f” não têm tanto interesse no nosso estudo, portanto. Saiba que todos os elementos do bloco “f” pertencem à família 3 (3B), sendo a 1ª linha (série dos lantanídeos) pertencente ao 6º período e a 2ª linhas (série dos actnídeos) pertence ao 7º período.

 Os elementos do bloco “d” são denominados de Elementos de Transição.

 Os elementos do bloco “f” de Elementos de Transição Interna.

Reunindo os blocos, temos:

CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS NA TABELA PERIÓDICA

Podemos separar os elementos químicos na tabela periódica através de suas propriedades químicas e físicas.

METAIS

Constituem a maioria dos elementos representados na classificação periódica e apresentam as seguintes características:

 Têm tendência natural em se transformarem em cátions (íons positivos).

 São bons condutores de calor e eletricidade.

 São dúcteis, isto é, podem ser transformados em lâminas.

 Possuem brilho metálico característico.

 Possuem cor entre acinzentado e prateado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com