TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL PARA AULA EXPERIMENTAL

Ensaios: PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL PARA AULA EXPERIMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

FACULDADE DE QUÍMICA

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA MODALIDADE A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA QUÍMICA

TUTOR: GEZIEL MOURA

ALUNOS: ELISÂNGELA SANTOS DA SILVA

GILVAN SILVA TELES

IVANA ALEIXO DA SILVA

PERLA DO CARMO SANTOS BARROS

WELISON LOPES DA SILVA

PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL PARA AULA EXPERIMENTAL

Bujaru

2011

TÍTULO DA AULA: Tensão Superficial e Forças Intermoleculares

TÍTULO DO EXPERIMENTO: Tensão superficial - Será que agulha afunda?

OBJETIVOS

Esta proposta tem como foco discutir a tensão superficial e as forças intermoleculares em líquidos, ligando os conceitos básicos ao raciocínio dedutivo dos estudantes por meio de aulas demonstrativas com experimentos simples.

RESUMO TEÓRICO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO

A origem da tensão superficial se encontra nas interações intermoleculares, que resulta na formação de uma membrana elástica na superfície do líquido. É dependente do líquido, das moléculas ou dos íons presentes e da temperatura.

A tensão superficial reflete-se sobre a habilidade dos líquidos molharem ou não as superfícies. A molhabilidade é explicada pela diferença entre as interações resultantes das forças de atração do líquido entre si ( força de coesão ) e das forças de atração do líquido pelo sólido em contato ( força de adesão ). Pode ser quantificada pela formação das gotas, onde os líquidos com maior tensão superficial tende a formar gotas maiores.

A tensão superficial é responsável pela forma quase esférica das gotas de água que pingam da torneira ou mesmo da água derramada na superfície. Esta tensão é ainda percebida no caso de gotas de mercúrio colocadas sobre uma superfície, onde pequenas esferas não molham a superfície.

Para que um objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente e a agulha flutua. Quando adicionarmos detergente à água, inserimos moléculas que interagem diferentemente, o que resulta no enfraquecimento das interações originais. O resultado faz com que a superfície do líquido não suporte a massa da agulha e a agulha acaba por afundar.

Os fenômenos complexos podem ser analisados a partir de fenômenos simples se organizados de modo adequado. A contextualização do conceito de tensão superficial e forças intermoleculares legitimam os esforços para estímulos às aulas demonstrativas e a visualização, motivando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com