TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronização De Uma Solução AgNO3

Exames: Padronização De Uma Solução AgNO3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  1.489 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A solução de AgNO3 é aplicada rotineiramente no controle de qualidade para a detecção do grau de pureza do cloreto de sódio comercial em amostras na indústria de alimentos,cosméticos e medicamentos.

A padronização é realizada através princípio da volumetria de Precipitação e pelo método de Mohr que baseia-se em titular o nitrato de prata com solução-padrão de cloreto de sódio (padrão primário), usando solução de cromato de potássio como indicador.

O método de Mohr é um método com formação de um sólido colorido, aplicável à determinação de cloretos e brometos.

As equações de formação dos precipitados são mostrados a seguir.

AgNO3(aq) + NaCl(aq)  NaNO3(aq) + AgCl(S) (precipitado branco)

2Ag+(aq) + CrO42-(aq)  Ag2CrO4(s) (precipitado vermelho)

Existem fatores importantes a serem considerados no método de Mohr, entre elas, a concentração do indicador e o pH da solução.

MATERIAIS UTILIZADOS

Bureta 25 mL;

Suporte universal;

2 béqueres 50 mL;

2 Erlenmeyers 250 mL;

1 Pipeta volumétrica 5 mL;

1 Proveta 50 mL;

Pera;

Conta gotas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O experimento foi realizado em duplicata.

Inicialmente colocou-se 5,00 mL de NaCl em um erlenmeyer de 250 mL utilizando uma pipeta volumétrica de 5,00 mL. Em seguida adicionou-se cerca de 40 mL de tampão de carbonato utilizando uma proveta de 50 mL. Depois, acrescentou-se 5 gotas de cromato de potássio 0,1mol/L, com o auxílio do conta-gotas. A solução formada apresentou uma coloração fortemente amarela. Após, os procedimentos citados preencheu-se um béquer de 50 mL com nitrato de prata (AgNO3) 0,1 mol/L e transferiu a solução preparada para uma bureta de 25 mL, carregando-a até o menisco. Iniciou-se a titulação.

Adicionou-se lentamente o nitrato de prata 0,1 mol/L à solução de cloreto de sódio mais tampão carbonato mais cromato de potássio sob agitação. Em torno de 3,2 mL de nitrato de prata adicionado à solução, observou-se uma mudança na coloração fortemente amarela para um amarelo esbranquiçado e a formação de precipitados brancos. Em 5,6 mL de nitrato de prata adicionado, a solução tornou-se amarelo mostarda e o precipitado levemente alaranjado (parecido com o pó do suco de caju artificial).

Na duplicata, seguiu-se os mesmos procedimentos citados acima, porém observou-se a formação do precipitado branco e da solução amarelo esbranquiçado em torno de 3,1 mL de nitrato de prata. E a mudança da coloração do precipitado, passando para levemente alaranjado, foi em torno de 5,4 mL de nitrato de prata adicionado.

Com os volumes obtidos em ambos os procedimentos foi possível realizar alguns cálculos afim de se confirmar a padronização da solução de nitrato de prata 0,1 mol/L. Os cálculos são mostrados a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com