TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paquimetro

Trabalho Escolar: Paquimetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 13

1. Introdução

2. Revisão Bibliográfica

3. Materiais

4. Metodologia

5. Resultados

6. Conclusão

7. Referencias Bibliográficas

1- Introdução:

O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro e composto por dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ligado ao cursor. Assim ele é ajustado entre dois pontos, a medição é realizada na escala nónio ou vernier, (ambas permitem uma precisão decimal de leitura), através do alinhamento desta escala com uma medida existente na régua e, por fim, retirado do local. A escala de medição utilizada no paquímetro o nónio ou vernier receberam estes nomes em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier.

A importância deste equipamento se faz devido a sua facilidade de operação e por apresentar maior precisão nas medições, sendo utilizado em oficinas de usinagem, por exemplo.

Como o processo de medir apoia-se em instrumentos de medição calibrados, o estudo do instrumento em questão, torna-se um dos instrumentos fundamentais no estudo desta disciplina, que tem como objetivo nos tornar aptos para fazermos julgamentos criteriosos sobre o conteúdo de informações contidos num resultado experimental, tendo em vista que o processo de execução não é automatizado, e o observador é parte essencial do processo, o treino e realização de experimentos são essenciais para a diminuição de nossas limitações na manipulação dos instrumentos necessários.

1.1 Objetivo

O objetivo deste relatório é expor o aprendizado adquirido na aula prática no laboratório de Física Experimental. O foco principal do experimento foi aprender a medição dos corpos de prova utilizando o paquímetro, durante o processo podemos observar como as medições podem variar ou não dependendo de outros fatores, como ambiente, objeto medido, processo de usinagem e treinamento dos responsáveis pela medição, por exemplo.

2- Revisão Bibliográfica

A invenção do princípio de leituras fracionárias do paquímetro, com uma escala auxiliar gravada em um cursor, é atribuída na bibliografia a PIERRE VERNIER (1580-1637), um matemático francês que inventou a subdivisão de uma divisão de escala por comparação com uma divisão diferente, ou a PEDRO NUNES (1492-1577), um português que empregou uma régua auxiliar móvel para ler frações de divisões de uma régua principal fixa. Atualmente é comum denominar a escala auxiliar do cursor pelas palavras vernier ou nônio que têm origem nos nomes daqueles inventores.

O paquímetro Quadrimensional ou universal possui uma graduação em centímetros e a outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier que possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.

O paquímetro (por vezes também chamado de craveira) é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. Vernier, ou nônio é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20ºC. A medida de um comprimento com uma escala métrica, graduada em milímetros, em geral permite obtenção de resultado aproximado até décimos de milímetro, desde que se faça avaliação visual da fração de milímetros que possa estar contida no comprimento que se mede. Um observador treinado, em escala bem feita (quando as condições de observação forem favoráveis), pode avaliar até 0,1 de divisão. Entretanto, ao estimar um desvio cometido na medida de um comprimento, com escala métrica, deve-se levar em conta que há duas coincidências a serem observadas: a do inicio a do fim do objeto,o que acarreta dupla incerteza.

O paquímetro é um instrumento dotado de três pares de bases de referência. O paquímetro é bastante utilizado para medidas de pequenos comprimentos em geral e, em particular, para medidas de diâmetros externos, diâmetros internos e profundidades, conforme o par de bases entre as quais for intercalado o objeto a medir. No corpo do instrumento está gravada a escala principal e nele estão, ainda, as primeiras bases de cada um dos três pares. Sobre uma peça móvel deslizante, encontram-se as segundas bases e acha - se gravada uma escala auxiliar nônio ou vernier que facilita a leitura de frações de divisão da escala principal. Seja n o numero de divisões do nônio e u a amplitude (comprimento) de cada divisão. O comprimento total da escala do nônio será nu.

Quando o paquímetro está fechado, isto é quando as duas bases de medidas de cada par estão encostadas uma na outra, a distancia entre elas, evidentemente, é nula e o traço zero da escala do nônio coincide com a continuação do traço zero da escala principal. Quando se desloca a parte móvel do paquímetro, a distancia que houver entre as bases de medida será igual a distancia entre o traço zero da escala e o traço zero do nônio. Assim, o traço zero do nônio serve do índice para as leituras de comprimento na escala principal. Quando o zero do nônio cai entre uma divisão p e a divisão seguinte p+1 da escala principal mais uma fração f dessa unidade.

Características:

O cursor ajusta se a régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou Venier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de: 0,05mm, 0,02mm. As superfícies dos paquímetros são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável.

O paquímetro é um instrumento de medição cujo ponto alto está na versatilidade, de vez que ele apresenta recursos específicos para medir dimensões internas (orelhas), profundidade de orifícios (haste),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com