TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer ENEM E UFSM

Tese: Parecer ENEM E UFSM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Tendências das provas da UFSM:

Questões mais abrangentes, similares às do ENEM, buscando relacionar notícias, aplicações e conceitos

As questões de ecologia, estão envolvendo sustentabilidade , relacionada com alternativas energéticas (ex.: biocombustíveis), efeito estufa, além da ação antrópica

Aplicações da genética molecular, principalmente biotecnologia aplicada à melhora da vida da população (Ex.: aplicação à indústria alimentícia, bioengenharia), e é bastante cobrado o quadro de leitura dos nucleotídeos.

Zoologia é relacionada à classificação, principalmente a de invertebrados; as provas mais antigas requerem mais conhecimento do conteúdo (ex.: relacionando ciclos de vida de parasitas de seres humanos com classificação biológica dos mesmos) e as questões atuais são mais lógicas.

As questões de fisiologia são bem específicas, não tratam de sistemas inteiros; são cobrados detalhes, com variados níveis de complexidade.

As questões de botânica em geral são fáceis, quando abrangentes (como geralmente aparecem), tem-se a tendência de comparar plantas e animais de acordo com a organização (tecidos, órgãos...)

Em relação aos órgãos dos sentidos, é cobrado apenas o sentido “visão”."

Questões do ENEM

As questões do ENEM apresentam elementos vindos de outras áreas do conhecimento, e exige do aluno habilidades diferentes das presentes nas Ciências naturais. Como exemplo temos a capacidade de interpretação de gráficos, leitura de tabelas e compreensão de fluxogramas e esquemas.

Também é muito utilizado recursos da geografia, como mapas.

Faz-se, também, analogias.

Mesmo a área de linguagens, que nos parece tão distante, fornece-nos ferramentas para a prova, como poesias e charges.

É possível ver nas questões do ENEM o uso de assuntos que são deixados de lado no ensino médio, mas que fazem parte do ensino de ciências (do fundamental), como erosão, rotação de culturas. E outros assunto que só são valorizados no ensino superior, como evolução e etologia.

A ecologia, deixada de lado em muitos vestibulares, tem grande espaço em todos os anos do Enem.

A contextualização das questões favorece o aluno informado. Não que o aluno alienado não possa resolver as questões, mas para o aluno informado os assuntos não são estranhos, facilitando a compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com