TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planimetria

Tese: Planimetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Planimetria

É a representação em um plano de algum espaço, tais como: grupos de edifícios, máquinas ou objetos.

Os pontos medidos são projetados sobre uma superfície horizontal de referência; levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo quando for o caso, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça a frente, bem como sua orientação e sua posição relativa (amarração) a pontos materializados e estáveis do terreno.

Um alinhamento topográfico é um segmento de reta materializado por dois pontos nos seus extremos. Tem extensão, sentido e orientação.

Definição de Rumo, Azimute e Ângulo interno

Rumo é o menor ângulo formado entre a linha Norte-Sul e o alinhamento em questão. O rumo varia de 0º a 90º e necessita a indicação do quadrante em que se encontra o alinhamento.

Azimute é o ângulo formado entre o Norte e o alinhamento em questão. É medido a partir do Norte, no sentido horário, podendo variar de 0º a 360º.

Rumos e azimutes, magnéticos e verdadeiros

Até o momento, ao falar em rumos e azimutes não foi especificado a sua referência, a partir do Norte verdadeiro ou magnético. Quando o azimute é medido a partir da linha Norte-Sul verdadeira ou geográfica, o azimute é verdadeiro; quando é medido a partir da linha Norte-Sul magnética, o azimute é magnético. O mesmo se dá para os rumos.

A diferença angular entre o Norte verdadeiro e o Norte magnético é a declinação magnética local. A declinação magnética é sempre medida do Norte verdadeiro para o magnético.

As agulhas imantadas colocadas em bússola s fornecem os azimutes magnéticos; para transformá-los em verdadeiros é necessário que se conheça a declinação magnética local e fazer a transformação adequada.

A posição do Norte verdadeiro pode ser conhecida, diretamente, através de observações aos astros (sol e estrelas), obtendo-se assim o azimute verdadeiro. A declinação magnética pode variar em função dos fatores tempo e lugar. Os tipos de variação são:

•Variação geográfica: numa mesma época, cada local apresenta um determinado valor para a declinação. Os pontos da Terra que, num dado instante, tem o mesmo valor de declinação, quando ligados por linhas imaginárias, formam as linhas isogônicas.

•Variação secular: com o decorrer dos séculos, o pólo norte magnético caminha em torno do pólo norte verdadeiro, havendo grandes alterações no valor da declinação em um lugar, mudando inclusive de sentido (de E para W, por ex.).

•Variação anual: esta variação não é bem definida e sua distribuição não é uniforme pelos meses do ano, sendo pequena e sem importância para trabalhos topográficos comuns. As linhas que unem locais de mesma variação anual da declinação são ditas isopóricas.

Sabendo-se disto, quando se vão utilizar azimutes magnéticos de antigos levantamentos, devem-se reajustar os seus valores para a época atual. Este procedimento é chamado de reaviventação de rumos e azimutes.

Angulo Interno: é o ângulo formado por dois alinhamentos consecutivos de um polígono, é sempre medido no sentido horário e tomado internamente.

A medida entre dois pontos, em topografia, corresponde à medida da distância horizontal entre esses dois pontos, mesmo que o terreno seja inclinado.

A medição de uma distância pode ser efetuada por processo direto, por processo indireto ou, por processos eletrônicos, sendo este último o mais moderno e mais preciso.

Os teodolitos são providos de fios estadimétricos, que além de medir ângulos, acumulam também a propriedade de medir óticamente as distâncias horizontais e verticais. O instrumento empregado fornece os dados referentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com