TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Inclinado

Artigos Científicos: Plano Inclinado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 6

Este aqui é o título do seu relatório da disciplina

O.Responsável Departamento de Ciências Ocultas e Letras Apagadas – Universidade Federal do Paraná

Centro Politécnico – Jd. das Américas – 81531-990 – Curitiba – PR - Brasil e-mail: o.responsavel@cola.ufpr.br

Resumo. Este é o resumo do relatório. O resumo deve ser objetivo, coerente e curto, com no aproximadamente 100 palavras. Com a leitura deste resumo qualquer pessoa tem que ser capaz de entender o trabalho desenvolvido pelo grupo e a que resultados chegaram. Estas instruções tem como objetivo guia-lo na preparação de seu relatório em formato “paper” conforme combinado no início do ano.

Palavras chave: experiência, relatório, formato (pelo menos 3)

Padrão de Seção

Os professores da disciplina convidam vocês a se aventurarem na arte de escrever relatórios no formato de artigo encontrado em diversas revistas e jornais de divulgação científica existentes nas diversas áreas do conhecimento.

Padrão para a subseção

1. Exemplo

2. Lista de itens

3. Itens listados ficam

4. Padronizados

Preparação do relatório

Os autores devem preparar seus relatórios seguindo este padrão apresentado, que já vem pré-formatado. Isto deverá facilitar muito e certamente vai auxilia-los no domínio desta “excelente” ferramenta de edição de texto.

Estes relatórios deverão ser entregues em sala de aula, ou em local combinado com o professor, dentro do prazo preestabelecido.

A sugestão referente a colocação das figuras e gráficos do relatório, que podem ser colocadas em uma coluna conforme mostra a figura 1, ou sobre duas colunas conforme mostra a figura 2, é a seguinte:

- Prepare seu gráfico ou figura em programa adequado.

- Exemplo: Origin, Paint, Corel,....

- No caso dos editores de imagem você pode salvar as figuras em formato JPEG ou GIF, que são compactados e reduzem o volume de memória necessária e consequentemente reduzindo o tamanho do arquivo de texto.

- Ainda neste caso você pode inserir a figura como objeto e formata-la para que ela se desloque junto com o texto.

- No caso de gráfico do Origin é mais interessante copiar a página gráfica do Origin (Ctrl-C) e colar no documento.

- Atenção: Use sempre a opção “colar como” escolhendo a opção “Figura” caso contrário cria-se um “link” entre o programa Origin e o Word o que pode dar algumas dores de cabeça posteriormente.

O relatório de no máximo quatro páginas deve ser impresso com tinta preta em papel branco. A impressão deve ser feita em apenas um lado da página de tamanho A4 empregando o formato aqui mostrado.

Fig. 1: Este é o exemplo de uma figura colocada em uma coluna.

Tabela 1: Este é um exemplo de formatação de tabela.

K C F

0 273 459

255 18 0

273 0 32

373 100 212

Lembre-se de colocar a figura e a tabela centralizadas na coluna assim como seus textos descritivo. Os textos descritivos devem ser o mais objetivos e claros de forma que a pessoa que vê a figura ou tabela saiba do que se trata.

Em geral o texto que cita, por exemplo a tabela 1, em geral tem uma explicação mais detalhada, portanto não é necessário repetir tudo no texto que esta associado à mesma.

No caso de colocação de gráficos e tabelas grandes, que ficariam prejudicados pelo encolhimento para serem adaptados em apenas uma coluna, você deve tomar cuidado para substituir os existentes neste exemplo cuidando sempre para não deletar as marcas referentes à quebra de seção. Se isto ocorrer toda a formatação em 2 colunas é perdida. Para usuários experientes isto não é um problema e basta reformatar as seções com uma e duas colunas, mas para usuários não tão experientes isto pode virar uma dor de cabeça.

A fim de evitar problemas e simplificar a vida vá salvando seu relatório aos poucos, isto é, de tempos em tempos com nomes diferenciados.

Exemplo:

- meu_relatorio_v0.doc (9:30 h – 01/04/2001)

- meu_relatorio_v1.doc (10:00h - 01/04/2001)

- ....

- meu relatório_v499.doc (9:30h – 11/09/2001)

Este procedimento tem duas vantagens obvias. A primeira é no caso de uma “bobagem em 1o grau” com perda de formatação ou “crash” do “Ruindows”, que sempre ocorre. A segunda é uma redução considerável do tamanho do arquivo gravado pois o Word tem a mania de gravar com o arquivo tudo aquilo que você já deletou, e pode daqui a 100 anos querer recuperar via “UNDO”.[1]

Fig. 2: Esta é a mesma figura de antes só que colocada de forma a ocupar duas

colunas de texto, ou a largura total da página.

Tabela 2: Está também é a mesma tabela colocada em tamanho grande.

K C F Descrição

0 273 459 Muito, muito, muito frio

255 18 0 Congelante

273 0 32 Nesta temperatura o gelo derrete

373 100 212 Nesta temperatura a água ferve

No que se refere à correção ortográfica do texto, este arquivo está configurado para Português (Brasileiro) de modo que as palavras mal escritas deverão aparecer grifadas. Mas cuidado pois o WORD é semi-analfabeto e por alguma razão algumas palavras em inglês são aceitas. Se você sabe que a palavra que escreveu está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com