TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantando soja

Projeto de pesquisa: Plantando soja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.149 Palavras (21 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 21

Plantio da soja

a soja possui considerável capacidade de compensar perdas de produção ocasionadas pelas falhas que ocorrem na lavoura. Todavia, o primeiro passo obter altos rendimentos é conseguir um bom "stand", ou seja, ter o número certo de plantas por metro de linha.

A obtenção de "stand" satisfatório, em torno de 25 plantas por metro, é atenção do produtor para as técnicas de plantio.

Os principais requisitos para o sucesso do plantio podem ser resumidos em:

- sementes de elevado valor cultural (poder germinativo mínimo de 80%);

- solo bem destorroado e com superfície uniforme;

- suficiente teor de umidade no solo;

- regulagem correta da semeadeira;

- profundidade de semeadura de 3 a 4 centímetros;

- semeadura em velocidade moderada;

- ligeira compactação do solo após o fechamento do sulco;

- acompanhamento da operação de semeadura.

O plantio raso, à profundidade de 3 a 4 centímetros; é condição essencial para a emergência regular das plantas, nos solos de textura média e pesada. Nos solos arenosos essa profundidade é ligeiramente aumentada.

A adoção das técnicas preconizadas para o plantio diminuem sensivelmente as falhas na lavoura. Convém lembrar, entretanto, que se por um lado falhas prejudicam os rendimentos, por outro lado o excesso de plantas pode provocar acamamento, que é causa de consideráveis perdas de produção.

Plantio direto

O plantio direto, uma mudança do sistema convencional de plantio, consiste na instalação da cultura sem revolvimento do solo.

É possível em terrenos já sistematizados pelo plantio convencional. A eliminação de ervas daninha no plantio direto é realizada com o emprego de herbicidas na instalação da cultura, e quando necessário, depois da emergência da soja.

O plantio direto já é adotado em grandes áreas, especialmente nas regiões em que é possível a sucessão soja-trigo. Ele é objeto de estudos da Pesquisa, que procura avaliar suas vantagens e desvantagens.

Espaçamento no plantio

O espaçamento entre linhas na cultura da soja varia com o ciclo vegetativo do cultivar. Os cultivares precoces são semeados no espaçamento de 36 a 45 cm. Para os demais cultivares é recomendado o espaçamento de 60 cm que pode ser reduzido para 50 cm se houver atraso do plantio. A densidade de semeadura é da ordem de 30 sementes por metro linear (poder germinativo das sementes - 80%). A emergência de aproximadamente 25 plantas por metro linear é desejável.

A quantidade de sementes usada por hectare depende do espaçamento adotado. Em geral, gira em torno de 60 quilos quando o espaçamento é de 60 centímetros.

Época de plantio

A época de plantio da soja, além de ser condicionada pelo foto periodismo, depende também do regime de chuvas da região e da fertilidade do solo explorado.

Alguns cultivares têm sua época de plantio ampliada, quando contam com bom regime de chuvas e fertilidade elevada do solo (plantios de outubro e dezembro). Por outro lado esses fatores tornam desaconselhável o plantio de cultivares de porte alto em período apropriado a intenso desenvolvimento vegetativo.

Cultivares adequados

Vários cultivares podem ser usados para a produção da soja, porém, a escolha das mais adequadas requer cuidadosa atenção, pois os problemas de porte motivados por foto periodismo, e agravados muitas vezes por condições adversas de clima e solo, podem levar a prejuízos totais na lavoura. Regime hídrico satisfatório e bom nível de fertilidade do solo amenizam deficiências do foto período, favorecendo o porte e o rendimento de alguns cultivares.

A descrição dos cultivares de soja é feita por características de suas plantas e sementes.

Os vários cultivares de diferentes ciclos vegetativos beneficia o produtor, pois o uso de cultivares de ciclos vegetativos diferentes permite melhor aproveitamento das colhedeiras e proporciona uma maior segurança contra adversidades climáticas que possam ocorrer durante o período em que a cultura está no campo.

Preparo do solo

Na cultura da soja predomina o plantio com preparo prévio do solo. Este sistema é denominado plantio convencional. Outros dois sistemas, cultivo mínimo e plantio direto, que reduzem ou dispensam o preparo do solo, são adotados em pequena escala.

O preparo do solo deve oferecer as seguintes condições para o desenvolvimento e produção da soja:

- lugar para as sementes germinarem rapidamente;

- meio ambiente no qual as raízes possam obter umidade e nutrientes;

- controle das ervas daninhas;

- destruição dos restos da cultura anterior;

- leito de semeadura uniforme, que possibilite a germinação normal das sementes, e o trabalho eficiente da máquina agrícola usada na lavoura.

Uma aração, duas ou mais grade ações e a uniformização da superfície do terreno, geralmente atendem as exigências do preparo do solo. O revolvimento da terra pelo arado e a destruição dos torrões conseguida gradeações bem conduzidas, dão ao leito de semeadura condições apropriadas de emergência das plantas.

O nivelamento do solo, que é realizado com grade niveladora ou com pranchão de madeira preso à grade comum, elimina variações da sua superfície proporcionando maior eficiência de operação das semeadeiras e das demais quinas agrícolas.

O solo convenientemente preparado para o plantio da soja requer eficiente controle da erosão, quando sua declividade exige adoção dessa prática conservacionista.

Soja no Mato Grosso :(maior produtor brasileiro de soja)

Produção: 20,4 milhões de toneladas

Área plantada: 6,4 milhões de hectares

Produtividade: 3.190 Kg/há

Soja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com