TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polimeros

Seminário: Polimeros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Seminário  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRICO

- 1862: O químico inglês Alexandre Parkes patenteou a "Parkesina", material celulósico obtido do tratamento de resíduos têxteis com acido sulfúrico em presença de óleo de rícino. A impossibilidade de obter o produto com boas propriedades e a custos compatíveis, fez com que o mesmo deixasse o mercado.

- 1870: John Wasley Hyatt, nos EUA, patenteou um processo alternativo da fabricação da parkesina, utilizando a cânfora em lugar do óleo de rícino. O produto denominado "Celulóide", usado durante várias décadas para fabricar cabos de talheres, dentaduras, bolas de bilhar, armações de óculos, etc.

- 1907: O belga Leo Baekeland fabrica uma resina a base de fenol e formaldeido que passou a ser chamada de Baquelite, substituindo o celulóide com vantagens.

Acetato de celulose 1916 PVC 1927

Poliestireno 1930 Poliamida 1938

Polietileno BD 1939 Poliéster Insaturado 1941

Polietileno AD 1955 Polipropileno 1959

CONCEITOS

- Materiais Plásticos: podem ser definidos como um grupo de materiais sintéticos, cujo constituinte principal é o polímero, geralmente de origem orgânica, que em algum estágio de sua fabricação adquiriram condições plásticas, pelo emprego de calor e/ou pressão, no qual foram moldados.

- Polímeros: são materiais orgânicos (ou eventualmente inorgânicos) de elevado peso molecular, de origem natural ou sintética, formados pela repetição de pequenas unidades químicas, chamadas meros.

- Monômeros: São moléculas simples, que dão origem à unidade de repetição (mero) de um polímero.

- Polimerização: é o conjunto de reações que provocam a união de pequenas moléculas para a formação das macromoléculas que compõe o material polimérico. Podem ser classificadas em homopolimerizações e copolimerizações, conforme o tipo de reação que se desenvolve as polimerizações, que podem ser poliadições ou policondensações.

- Termolásticos: são materiais plásticos capazes de ser repetidamente amolecidos pelo aumento da temperatura e endurecidos pela diminuição da mesma. São exemplos: Polietileno (PE), Polipropileno (PP), Poliestireno (PS), Poliamida (PA) (nylon) e Policloreto de Vinila (PVC).

- Termofixos: são materiais plásticos que após a cura com ou sem aquecimentos, não podem ser reamolecidos por aquecimento. São exemplos: Baquelite, Epóxi, Poliéster Insaturado.

- Elastômeros: são polímeros que, na temperatura ambiente, podem ser estirados repetidamente a pelo menos duas vezes o seu comprimento original, devendo retornar ao comprimento original após o esforço de estiramento.

- Peso Molecular: consiste na soma dos pesos dos átomos que compõe a sua molécula. Uma vez que num polímero não se tem todas as moléculas de mesmo tamanho, o peso molecular de um polímero sempre é tratado em termos de valores médios.

FONTES DE OBTENÇÃO

Nos dias de hoje,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com