TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polimeros- Silicone

Artigo: Polimeros- Silicone. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 8

UNVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO

UFERSA

CAMPUS: PAU DOS FERROS – RN

CURSO: BACHARELADO EM CIENCIAS E TECNOLOGIA

DOCENTES: JOSY RAMOS

DICENTES: ANA LUIZA

BRUNA ARAÚJO

MAURO FILHO

VICTOR LIMA

POLÍMEROS: SILICONE

PAU DOS FERROS

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

1.1 POLÍMEROS

1.2 SILICONE

Os silicones são polímeros, inorgânicos formados por um núcleo de silício (… - Si-O-Si-O-Si-O-…). Dependendo do tamanho dessa cadeia, as características do material podem variar desde uma consistência totalmente sólida, até um líquido viscoso, quimicamente inerte, resistente à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos.

Os silicones são apresentados nas formas de fluidos, resina ou de elastômeros (borrachas sintéticas), sempre com inúmeras aplicações. Servem, por exemplo, como agentes de polimento, vedação e proteção. São também impermeabilizantes, lubrificantes e na medicina são empregados como material básico de próteses.

Suportando temperaturas que podem variar de –65ºC a 400ºC, o silicone é usado em inúmeros segmentos industriais sem perder suas características de permeabilidade, elasticidade e brilho.

Quando incinerado, não provoca reações químicas que possam gerar gases e poluir a atmosfera. Por ser inerte, não traz malefícios para o meio ambiente, não contamina o solo, nem a água nem o ar. Muitos tipos de silicone são recicláveis e outros são de simples alteração, sem agressão ao meio ambiente.

2. DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS

Silicones são compostos quimicamente inertes, inodoros, insípidos e incolores, resistentes à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos. Podem ser sintetizados em grande variedade de formas com inúmeras aplicações práticas, por exemplo, como agentes de polimento, vedação e proteção. São também impermeabilizantes, lubrificantes e na medicina são empregados como material básico de próteses. Atualmente estima-se que os silicones são utilizados em mais de 5.000 produtos. O termo silicone é o termo inglês para a classe de compostos químicos cujo nome correto em português é silicone, em função da sua semelhança da sua fórmula geral com as cetonas.

O silicone é um polímero de condensação, ou seja, suas longas cadeias moleculares são formadas por meio de reações de polimerização por condensação, nas quais os monômeros, ao se unirem, liberam água ou outra substância simples.

A estrutura fundamental do silicone está representada abaixo. Observe que no lugar do carbono (C) temos o silício (Si) como elemento central, pois a cadeia principal do silicone é constituída de átomos de silício alternados com átomo de oxigênio. Isso é possível porque o silício pertence à mesma família, na Tabela Periódica, que o carbono, no período logo após o do carbono. Assim sendo, o silício apresenta propriedades semelhantes às do carbono e, portanto, pode se ligar a grupos orgânicos (R).

No caso do silicone, os monômeros mais usados ultimamente em sua produção são o diclo-dimetil-silano ou o dicloro-diefenil-silano. Esses monômeros são conseguidos por meio da reação entre a sílica, presente principalmente na areia, com o carvão coque, para se obter primeiro o silício:

O passo seguinte é reagir esse silício obtido com cloreto de metila ou com cloreto de fenila para formar um dos dois monômeros citados anteriormente:

O monômero obtido irá, por fim, reagir com a água para formar o polímero (silicone) e liberará como subproduto o ácido clorídrico:

O silicone é um polímero muito estável e apresenta grande resistência ao calor, pois apenas os compostos orgânicos ligados ao silicone é que começam a entrar em combustão em contato com o calor. Porém, quando esses radicais terminam de reagir, resta apenas a sílica (areia), o que faz com que a combustão não prossiga.

Por ter essas características, ser atóxico, ter grande inércia química e se apresentar de formas que variam do líquido extremamente fluido até o sólido semelhante à borracha, esses polímeros são utilizados nas mais diversas áreas.

Polímeros de condensação

Os polímeros de condensação, também denominados polímeros de eliminação, são aqueles em que seus monômeros iguais ou diferentes se unem com a eliminação simultânea de moléculas de água ou outras pequenas moléculas de compostos que não farão parte do polímero.

Os principais compostos liberados além da água são: cloreto de hidrogênio (HCl), amônia (NH3) e o cianeto de hidrogênio (HCN).

Sempre os polímeros de condensação terão uma estrutura regular, uniforme, isto é, os polímeros sempre virão alternados e não de forma aleatória. Só poderão ser formados copolímeros (cuja estrutura é irregular) quando mais de dois monômeros se unirem para formar o polímero de condensação.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com