TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polos Magneticos

Ensaios: Polos Magneticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Polos Magnéticos

Os polos magnéticos são dois pontos da superfície da Terra onde se encontram as suas linhas de forças magnéticas:

• Polo norte magnético

• Polo sul magnético

A Terra age como um enorme íman devido a existência de uma massa de ferro no seu núcleo. Correntes elétricas no núcleo geram a maior parte do campo magnético, embora 10% sejam produzidos por correntes da ionosfera.

Os polos mudam de posição lentamente, mas permanecem a cerca de 1.600 km dos polos geográficos que determinam o eixo de rotação da Terra.

Ao contrário do que ocorre com os polos geográficos, os dois polos magnéticos não são exatamente opostos. A linha imaginária que os une (eixo magnético), não passa pelo centro exato da terra, mas a cerca de 530 km do mesmo.

Força magnética

A força magnética é um tipo de força entre objetos, que atua a distância sem existir contato entre os mesmos, tal como a força gravítica e a força elétrica. Pode ser atrativa ou repulsiva, o que fez com que antigamente (antes de 1600) fosse confundida com a força elétrica.1

Existem ímanes naturais que se encontram na natureza; na Grécia antiga, as rochas extraídas nas minas da região da Magnesia eram ímanes naturais que deram origem ao termo magnetismo. Um íman tem sempre um pólo norte e um pólo sul. Aproximando dois pólos opostos de dois ímanes, surge uma força atrativa entre os ímanes; e entre pólos semelhantes a força é repulsiva.

Qual é a diferença entre os pólos magnéticos e geográficos da Terra?

Os Pólos Norte e Sul geográficos são uma convenção humana, enquanto os pólos magnéticos são conseqüência de um fenômeno natural. Os pólos geográficos são os lugares onde o eixo de rotação da Terra corta a superfície do planeta. Já os pólos magnéticos são os pontos do planeta em que um ímã aponta para baixo, formando um ângulo de 90 graus com o chão. Isso acontece porque a Terra também é um ímã gigante, fato conhecido desde a Antiguidade - sabendo disso, os chineses inventaram a bússola, por volta do século 4. Quando esse conhecimento chegou à Europa, no século 13, impulsionou as grandes navegações e o mapeamento de todo o globo. A vida dos navegantes ficou mais fácil com a cartografia moderna, que criou o sistema de meridianos e paralelos, baseado no Pólo Norte geográfico. Até o início do século 19, acreditava-se que os pólos geográficos e magnéticos ficavam no mesmo lugar. Mas, em 1831, o explorador inglês James Clark Ross chegou pela primeira vez ao lugar do Ártico onde a bússola aponta para o chão - o norte magnético - e descobriu que os pontos não coincidiam. Naquela mesma época, na Dinamarca, o físico Hans Oersted fazia suas primeiras pesquisas sobre eletromagnetismo, ciência que anos mais tarde ajudaria a explicar esse fenômeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com