TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Atmosférica

Artigo: Poluição Atmosférica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2012  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  1.246 Visualizações

Página 1 de 13

Trabalho Curricular Trabalho apresentado à disciplina de Química da escola E.E. Profª Maria Elisa de Azevedo Cintra de Suzano, como requisito parcial de avaliação de 3º Bimestre.

Profº Ronaldo

“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.”

Leonardo Da Vinci

APRESENTAÇÃO

Com este trabalho pretendo dar a conhecer as consequências da poluição atmosférica, assim como soluções para atenuar os seus efeitos.

A poluição atmosférica provoca o Smog, as chuvas ácidas, o efeito de estufa, a destruição da camada de ozônio e alterações climáticas. Estes problemas têm vindo a agravar-se, devido à constante emissão de dióxido de carbono proveniente dos automóveis, das fábricas, dos incêndios e da utilização de pesticidas.

Se este problema se continuar a agravar, provavelmente haverá a destruição da camada de ozônio, o que vai terminar com a vida no planeta Terra.

Introdução

A poluição atmosférica é o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos, ou gasosos, provenientes, sobretudo da atividade do Homem.

Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e áreas com um grande nível de industrialização, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, fato que merece a nossa preocupação.

A poluição atmosférica

A poluição do ar nas áreas urbano-industriais, ocorre devido ao fato de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas.

Outros fatores que também contribuem para a poluição atmosférica são: as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes.

Os espaços propícios para a concentração da poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões abrigadas (pouco ventosas), nestes locais existe uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acumulam-se.

Os espaços desfavoráveis para a concentração da poluição atmosférica são as regiões litorais ou montanhosas, onde o ar é ascendente, nestes locais existe uma menor concentração de poluição.

Nos países desenvolvidos verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industrialização e ao modo de vida das pessoas que utilizam demasiado os automóveis, os CFC’s, etc. No entanto este problema cada vez mais se estende aos países em desenvolvimento, devido a esses países começarem a utilizar cada vez mais automóveis e a ter cada vez mais fábricas.

As consequências da poluição atmosférica:

O Smog

As condições geográficas e meteorológicas também são muito importantes para o agravamento ou diminuição do efeito da poluição do ar.

O “Smog” define-se como uma combinação de fumo e de nevoeiro em áreas urbano-industriais.

O Smog surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de núcleos de condensação (poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada.

As consequências do Smog são:

- A inversão térmica, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande arrefecimento noturno.

- O Smog provoca diretamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos.

- A concentração de fumos à superfície.

Algumas cidades que sofreram o Smog:

- Los Angeles, é uma cidade que sofre grandes problemas de contaminação pelo Smog.

- Londres, foi onde ocorreu a situação mais grave, no ano de 1952, devido à conjugação de vários fenômenos meteorológicos.

As Chuvas Ácidas

As chuvas ácidas formam-se coma libertação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto (provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. Esses gases que foram libertados para a atmosfera são levados pelos ventos para as nuvens.

A combinação destes gases com o oxigênio e o vapor de água contido nas nuvens, dá origem a ácido sulfúrico e ácido nítrico, ou seja, formam-se as chuvas ácidas.

Com a precipitação, as chuvas ácidas originam a acidificação dos solos, que vai prejudicar a agricultura e as espécies de árvores e plantas que vão nascer. Outra consequência é a destruição da vegetação e a contaminação da água, que é muito prejudicial para a vegetação assim como para os animais.

As chuvas ácidas embora afetam mais as regiões industrializadas da América do Norte (EUA e Canadá) e da Europa (Alemanha , Áustria, Polônia, República Checa, Escandinávia), devido à emissão de dióxido de enxofre e à queima de petróleo e carvão,são um problema global visto que os ventos transportam as partículas poluentes.

O Efeito de Estufa

Uma das consequências da poluição atmosférica é o Efeito de Estufa. O sol é constituído por radiações ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera, mas nem todas chegam à superfície, pois a mesma absorve, difunde e reflete parte dessa radiação (função de filtro).

A crescente emissão de dióxido de carbono é prejudicial, pois o CO2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com