TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Do Solo

Trabalho Escolar: Poluição Do Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 4

Poluição do Solo

A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, de origem humana, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular. A poluição do solo pode ser de duas origens: urbana e agrícola. A poluição urbana consiste nos resíduos produzidos e jogados no ambiente pela população e a poluição agrícola consiste na utilização de substâncias prejudiciais como os agrotóxicos.

Devido à grande população mundial o homem desenvolveu a agricultura para sustentar todos e produzir quantidades grandes de alimento como mercadoria enriquecedora do comércio dos países. Isso fez com que o homem desenvolvesse técnicas que facilitassem o seu trabalho. São ações humanas prejudiciais ao solo:

• Queimadas: geralmente os agricultores fazem queimadas com a finalidade de limpar os terrenos para outro plantio. É uma prática antiga e barata e também é extremamente prejudicial. O fogo mata, além das plantas, os microrganismos. Os nutrientes viram cinzas e são transportados facilmente para outros locais, empobrecendo, desta maneira, o solo.

• Desmatamento: retirar a vegetação de um determinado local, além de alterar a paisagem contribui para o enfraquecimento do solo. Ficando exposto, ele facilitadamente sofrerá efeitos como a erosão.

• Erosão: é resultante da atividade humana também é capaz de alterar a paisagem, a composição e a formação do solo, numa velocidade bem maior que os processos naturais.

• Extrativismo: o extrativismo mineral também causa impacto, pois é necessário modificar o local para conseguir retirá-los. Devido à grande demanda, locais de difícil acesso estão sendo explorados. Outro problema sério é que, geralmente, na extração são usados produtos tóxicos que contaminam o ambiente.

• Lixo: uma das principais causas da poluição do solo são o acúmulo de lixo domiciliar, constituído predominantemente por matéria orgânica. Existem tipos específicos de lixo:

• Lixo industrial: é o resíduo proveniente de processos industriais. Varia conforme o processo de produção. Alguns podem ser reutilizados, como a produção alimentícia. Já o lixo dos processos que geram material químico são bem menos aproveitados por apresentarem maior grau de toxicidade, e elevado custo para reaproveitamento.

• Lixo Hospitalar: é o lixo que resulta da manipulação em hospitais e clínicas. Esse lixo representa um grande perigo à saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças.

• Resíduo nuclear: é o lixo atômico e as escórias radioativas provenientes de processos como a fissão nuclear, gerado nos reatores nucleares. São criados isótopos radioativos como o césio, estrôncio, iodo, criptônio e plutônio. A radioatividade é extremamente nociva aos seres humanos.

Existem métodos de eliminação do lixo que reduzem o efeito deles no ambiente:

• Lixão: é uma área, sem nenhuma preparação anterior, onde é feita a disposição final dos resíduos sólidos. Não tem nenhum sistema para efluentes líquidos: o chorume (substância líquida resultante do processo de putrefação de matérias orgânicas).

• Aterro Sanitário: o solo é impermeabilizado, o resíduo é compactado e coberto diariamente. O chorume é coletado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com