TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquacultura - Processos Erosivos E Conservação Do Solo

Monografias: Aquacultura - Processos Erosivos E Conservação Do Solo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  1.029 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

CURSO DE AQUACULTURA

AQUACULTURA E SUSTENTABILIDADE

Texto apresentado à disciplina de Processos erosivos e conservação do solo, do curso de graduação em Aquacultura da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para aprovação.

AQUACULTURA E SUSTENTABILIDADE

BELO HORIZONTE

02 DE ABRIL DE 2013

RESUMO

A sustentabilidade é um conceito que tem sido amplamente discutido em âmbito global quando se tratam de processos que afetam direta ou indiretamente aspectos sociais, ambientais e econômicos. No Brasil, essa concepção, dentre outras áreas, é abordada na aquacultura com uma visão voltada a esses aspectos no intuito de buscar ser uma atividade cada vez mais harmônica com o meio ambiente e a região em que se encontra, buscando ao mesmo tempo ser um meio de investimento com rápido retorno.

Palavras-chave: Sustentabilidade; desenvolvimento; aquacultura.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é introduzir reflexões que abordarão a prática da aquacultura sob uma visão sustentável, de maneira que seja ao mesmo tempo vantajosa econômica, social e ambientalmente. . Somente a partir do século XX a aquicultura passou a integrar o conjunto de atividades de produção industriais mais controladas, acabando por tornar-se atualmente uma das atividades centrais do país. Portanto não devendo ser vista como uma atividade isolada, mas sim como um aspecto preponderante do desenvolvimento sustentável.

Aquacultura e sustentabilidade

A atividade de aquicultura no Brasil tem se intensificado cada vez mais ao longo dos anos. De uma atividade antes considerada ‘‘lateral’’, passou a ter uma preocupação ‘‘central’’. Com isso, surge além de um incentivo maior proporcionado a ela, uma preocupação relacionada a questões de sustentabilidade da mesma.

O conceito de sustentabilidade, apesar de ser definido de várias maneiras por diferentes autores ou instituições, pode ser determinado de modo geral como ‘‘o gerenciamento dos recursos naturais, financeiros, tecnológicos e institucionais de modo a garantir a contínua satisfação das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. ’’ Portanto, a partir desse conceito, pode-se inferir que um projeto não será considerado sustentável caso não ‘‘sobreviva’’ às gerações humanas.

Essa definição tem relação direta com o desenvolvimento sustentável, uma vez que ele representa as medidas que se faz para desenvolver – o local de análise – com qualidade, e preservando o meio ambiente, enquanto sustentabilidade seria o resultado disso, a capacidade de um projeto seguir um desenvolvimento sustentável e chegar num ecúmeno de equilíbrio entre produzir sem agredir a natureza.

Além disso, faz-se importante ressaltar que o que hoje é sustentável, amanha pode não ser; e que desenvolvimento não significa crescimento, mas sim a realização de um potencial, considerando-se que ele seja o conjunto de ações que levam, ao mesmo tempo, ao bem-estar humano e dos ecossistemas.

A sustentabilidade pode ser dividida em três diferentes dimensões, econômica, ambiental e social. Logo, deve ser produtiva e lucrativa, gerando e distribuindo renda, ao mesmo passo que gera empregos para a comunidade local, sem degradar a biogeocenose (ecossistema) em que se insere.

Para a prática de aquicultura, de uma perspectiva econômica, deve-se levar em conta, antes da implantação, certos fatores limitantes para o seu desenvolvimento, tais como o elevado custo da terra, o custo energético, a falta de mão de obra capacitada, capital para o investimento e principalmente de visão estratégica e empresarial. Portanto, a sustentabilidade econômica, depende principalmente da elaboração de projetos bem concebidos baseados nas características do mercado alvo, das condições ambientais locais e das características do empresário ou produtor.

A tecnologia escolhida deve ser harmônica, ou seja, aquela que melhor se adequar às condições do projeto. Os impactos ambientais ou sociais negativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com