TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto de equilíbrio com vários produtos

Seminário: Ponto de equilíbrio com vários produtos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Seminário  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

Ponto de equilíbrio com múltiplos produtos

Quando uma empresa produz um único produto, a obtenção do ponto de equilíbrio contábil, econômico ou financeiro é bastante simples, conforme de¬monstrado pelos exemplos anteriores. Quando são muitas as variedades e os ti¬pos de produtos elaborados, porém, a obtenção do ponto de equilíbrio torna-se um pouco mais complexa.

Nas situações em que se elabora mais de um produto ou serviço, a expressão do ponto de equilíbrio em quantidades diferentes de produtos diferentes perde, em boa parte, seu sentido. A melhor forma de expressá-lo seria pela receita total de vendas.

Imaginando o exemplo fictício de uma empresa que fabrica dois produtos, e B, o lucro seria função das margens de contribuição percentuais individuais lultiplicadas pelas quantidades estimadas de vendas em unidades monetárias umadas e, posteriormente, subtraídas dos gastos fixos. Algebricamente:

Lucro = MargemContr%A x Vendas$A + MargemContr%B x Vendas$B - Gastos Fixos

Como no ponto de equilíbrio contábil o lucro seria nulo, tem-se que:

MargemContr%A x Vendas$A + MargemContr%B x Vendas$D = Gastos Fixos

Substituindo as margens e vendas individuais dos diferentes produtos por valores médios, a expressão (MargemContr%A x Vendas$A + MargemContr%B x rr.das$ ) pode ser substituída por:

MargemContr%Média x Vendas$Totais = Gastos Fixos

Ou, o ponto de equilíbrio em unidades monetárias de vendas seria igual a:

Vendas$Totais = Gastos Fixos / MargemContr%Média

Em outras palavras, se uma empresa opera com diferentes produtos, a melhor forma de expressar o ponto de equilíbrio seria pela divisão dos gastos fixos por uma margem de contribuição média. Para obter a margem de contribuição média, basta multiplicar as margens individuais pela participação percentual nas vendas e depois, somar o resultado. Veja o exemplo seguinte.

A Calango Verde fabrica e vende fardamentos escolares e corporativos. Cada unidade de fardamento escolar é vendida por $ 38,00, em média, enquanto os fardamentos corporativos são vendidos por $ 45,00. Os gastos variáveis são estimados em $ 16,00 e $ 20,00, para ambos os produtos, respectivamente. Os gastos fixos anuais da empresa são estimados em $ 40.000,00 e as participações de vendas dos dois produtos são estimadas em 30% e 70%, respectivamente.

Para encontrar o ponto de equilíbrio contábil, a empresa precisa encontrar uma margem de contribuição média. As margens de contribuição percentuais para cada um dos dois produtos podem ser apresentadas como:

• fardamento escolar: margem de contribuição = ($ 38,00 - $ 16,00)/$ 38,00 = 57,89%;

• fardamento corporativo: margem de contribuição = ($ 45,00 - $ 20,00)/$ 45,00 = 55,56%.

A margem média resulta da ponderação das margens individuais pela parti¬cipação de cada produto nas vendas, ou

Margem média = 57,89% x 0,30 + 55,56% x 0,70 = 56,26%

Como a margem de contribuição média encontrada foi 56,26% e os gastos fixos são iguais a $ 40.000,00, o faturamento da empresa no ponto de equilíbrio contábil seria igual a:

Vendas em $ = 40.000,007(0,5626) = $ 71.098,47

Assim, o ponto de equilíbrio poderia ser expresso no volume de vendas em unidades monetárias, ou $ 71.098,47. O mesmo critério pode ser aplicado para o cálculo do ponto de equilíbrio econômico e do ponto de equilíbrio financeiro.

EXERÍCIOS PONTO DE EQUILÍBRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com