TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Popriedades Periodicas

Monografias: Popriedades Periodicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Propriedades Periódicas.

Ellen Susan Robatto Moita de Carvalho (ellensusanrobatto@hotmail.com),

Professor: Rafael Moreira Siqueira (rafael.siqueira@pro.unifacs.br)

Palavras Chave:

Resumo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque dapibus egestas hendrerit. Pellentesque sed placerat dolor. Sed mauris risus, varius eget lobortis non, iaculis a lectus. Nullam eget erat sit amet nisl porttitor facilisis dapibus eget lectus. Pellentesque at nibh erat. Nullam interdum tellus id leo tincidunt sed cursus magna scelerisque. Aliquam in pretium purus. Integer sit amet volutpat sem. Suspendisse arcu diam, commodo sed sodales auctor, feugiat vel metus.

Introdução

(Precisa melhorar gente!)As propriedades periódicas são aquelas que, à medida que o número atômico aumenta, assumem valores crescentes ou decrescentes em cada período, ou seja, repetem-se periodicamente. Elas são fundamentadas na Tabela Periódica e imprescindíveis à compreensão das espécies químicas. Destaca-se a Variação da Carga Nuclear como contribuinte que explica a tendência da periodicidade. Importantes propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de Ionização, Afinidade eletrônica.

O raio atômico se refere ao tamanho do átomo. Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. O átomo que possui o maior número de prótons exerce maior atração sobre seus elétrons.

Energia de Ionização é a energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. O tamanho do átomo interfere na sua energia de ionização. Se o átomo for grande, sua energia de ionização será menor.

Afinidade eletrônica é a energia liberada quando um átomo no estado gasoso (isolado) captura um elétron. Quanto menor o raio, maior a sua afinidade eletrônica, em uma família ou período.Propriedades redutoras dos metais

A periodicidade dos raios atômicos se dá devido ao aumento do número atômico efetivo. Dessa maneira, observa-se que os metais, geralmente, tem grandes raios. Com isso, essas espécies tem mais facilidade em perder elétrons da camada de valência, por causa de sua baixa blindagem eletrônica. Os elétrons de valência de seus átomos não estão fortemente unidos. É por isso que os elementos metálicos apresentam grande caráter redutor.

Propriedades oxidantes dos Halogênios

A carga nuclear efetiva, crescente, amplia a Força Nuclear Forte, aumentando a atração entre o núcleo e o elétron e, portanto, compactando mais o átomo. O grupo dos Halogênios possui uma afinidade eletrônica elevada, considerável poder oxidante, induzindo a outra espécie com a qual se liga a ser oxidada. Dessa forma, o halogênio tende a ganhar elétrons, ao reagir. Suas propriedades redutoras apresentam-se muito fracas, sendo o iodo, em comparação com os outros halogênios, um redutor mais forte.

Experimental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com