TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potenciometria

Exames: Potenciometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais

Disciplina: Laboratório de Química Aplicada à Engenharia

Experimento 04: Potenciometria

Relatório apresentado à Universidade Federal Rural do Semi-Árido como requisito avaliativo para a disciplina de Laboratório de Química aplicada à engenharia, ministrada pelo professor Alcivan.

Mossoró – RN

21 de Maio de 2010

1. INTRODUÇÃO

A medida do potencial de eletrodo pode ser usada em análises químicas, a técnica é chamada de potenciometria e usa os seguintes componentes básicos: um eletrodo de referência (eletrodo de potencial conhecido e invariável, onde um eletrodo de referência ideal é reversível, obedece à equação de Nernst, mostra um potencial constante no tempo, retorna ao seu potencial original após ter sido submetido a correntes pequenas, e exibe baixa histerese sob ciclos de temperatura) e um eletrodo indicador (eletrodo cujo potencial é função da atividade do analito).

Esse tipo de potenciometria é denominada potenciometria direta, e para evitar os problemas a respeito da potenciometria direta, a atenção tem sido voltada para a titulação potenciométrica como método analítico, pois trata-se de um processo de titulação no qual as medidas potenciométricas são conduzidas, a fim de se determinar o ponto final.

Nesta prática, vamos relacionar nossos conhecimentos de potenciomatria com um simples ato de tomar um comprimido, pois este experimento tem como objetivo determinar a porcentagem de ácido acetilsalicílico presente em analgésicos, utilizando o método de potenciometria. Nesta prática trabalhamos com a titulação manual, a qual se trabalha com um pH-metro e um grupo de titulação, que compreende uma bureta de pistão, montada junto com um agitador sobre uma base compacta. Esse tipo de titulação potenciométrica requer o controle constante das diversas etapas, anotando o volume de reagente dosado e o respectivo potencial, dados que posteriormente são utilizados para construir a curva de titulação, de onde é calculado o volume de reagente gasto até o ponto de equivalência e a concentração da espécie analisada.

2. REAGENTES E MATERIAIS

 626g de ácido acetilsalicílico (Aspirina)

Hidróxido de sódio (SoluçãPara evitar os problemas a respeito da potenciometria direta, a atenção tem sido voltada para a titulação potenciométrica como método analítico. Conforme o nome indica, trata-se de um processo de titulação no qual as medidas potenciométricas são

 conduzidas, a fim de se determinar o ponto final. Neste processo titulante)

 Álcool etílico

 pHmetro

 Bureta

 Becker

 Proveta

 Pistilo e gral

 Agitador magnético

 Barra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com