TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prepração Da Amonia

Monografias: Prepração Da Amonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

PREPARAÇÃO DA AMÔNIA, A PARTIR DO Ca(OH)2 e NH4CL SOB AQUECIMENTO

INTRODUÇÃO

Realizaram se ensaios químicos com intuito de se obter o gás amônia através da decomposição térmica do cloreto de amônio em presença do hidróxido de cálcio. O gás foi coletado em água inicialmente neutra , tornando o meio básico após o término da reação.

Com água , a amônia reage , formando hidróxido de amônio , o qual sendo instável , provoca reversibilidade.

NH3 + H2O  NH4OH

Resulta numa solução aquosa de amônia e hidróxido de amônio, chamada água amoniacal (amoníaco) (1)

A amônia se combina vivamente com ácidos originando compostos , cujo comportamento é de verdadeiros sais, que se assemelham muito aos correspondentes sais dos metais alcalinos no tocante à solubilidade (alta) e a estrutura reticular.Todos os sais de amônio são decompostos pelo calor , cuja a formula depende da natureza do ânion

Se o ânion não tem caracter oxidante (por exemplo ions haletos , CO3) a amônia aparece como um dos produtos da decomposição. Todavia , quando o ânion é um agente oxidante (por exemplo NO2 , NO3 etc) em vez de amônia , resultam produtos de sua oxidação como nitrogênio ou oxidos de nitrogênio. (2).

No laboratório a amônia pode ser obtida pela seguinte reação :

2NH4Cl + Ca(OH)2  2NH4OH + CaCl2

Há formação de hidróxido de amônio , o qual em presença de uma base forte , decompõe-se com desprendimento de amônia (o desprendimento é facilitado pelo aquecimento) (1)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Colocou-se em um tubo de ensaio quantidades iguais de cloreto de amônio e hidróxido de cálcio (uma colher de porcelana) .O tubo foi submetido a um aquecimento brando e consequentemente a formação do gás amônia , o qual flui do tubo de vidro para o kitassato e deste para o bequer contendo água . Mediu-se o pH inicial e final da água , utilizando-se o papel indicador universal.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O experimento realizado se deu através das seguintes reações químicas:

2NH4Cl(s) + Ca(OH)2(s)  2NH4OH + CaCl2

2<NH4OH>  2NH3(g) + 2H2O(l)

Antes do início da reação mediu-se o pH da água contida no béquer e constatou-se um valor próximo do 7 (pH neutro).Após o término da reação mediu-se novamente o pH da água e este apresentou-se próximo de 9 (pH básico), o que evidencia a presença de amônia no meio , na forma de NH4OH.

CONCLUSÃO

Através dos resultados obtidos foi possível concluir que aquecendo-se brandamente o hidróxido de cálcio e cloreto de amônio foi um método eficaz de se obter amônia em laboratório , na forma de hidróxido de amônio , em solução aquosa.

QUESTIONÁRIO

1) Comente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com